Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Turismo rural ganha incentivos no Paraná

Interesse por atrativos no campo cresceu depois da pandemia.

Turismo rural ganha incentivos no Paraná
g1.globo
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Segundo uma pesquisa da Rede de Turismo Rural Consciente, apoiada pelo Ministério do Turismo, feita no ano passado no estado, mais da metade (53%) dos viajantes buscam viagens de finais de semana e com diárias de até R$ 250. Nesse contexto, as propriedades no campo ganham destaque.

Quase 47% dos entrevistados da pesquisa disseram buscar roteiros na área rural, com comida caseira (71%) e próximo à natureza (90%).

“A pandemia trouxe uma demanda pelos espaços ao ar livre. E essa procura se manteve. Fez com que os próprios agricultores se especializassem nos serviços ao turista. Então aumentou a oferta de produto turístico voltado ao meio rural. Hoje a gente tem muito mais serviços sendo ofertados no estado”, expõe a coordenadora estadual de turismo rural do IDR-PR, Terezinha Freire.

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná tem aproveitado grandes feiras para levar conhecimento sobre o turismo rural. No Show Rural desse ano, que aconteceu em fevereiro, em Cascavel, um chalé foi montado no Parque Tecnológico.

É uma estrutura de madeira que serviu como exemplo do que pode ser feito na propriedade para melhorar a renda dos agricultores.

“O agricultor que queira receber essa assistência técnica, em qualquer região do estado, pode procurar os escritórios do IDR-PR. O técnico vai orientar como começar para estruturar a propriedade e receber o turista. A gente trabalha o conceito de agroturismo que é justamente utilizar as cadeias produtivas, que já são assistidas no estado pela Secretaria de Agricultura, para levar uma alternativa de renda por meio da visitação turística”, explica Terezinha.

Quem investiu já colhe os frutos. A quinze quilômetros de Cascavel, no oeste do Paraná, está a propriedade da família Padovani.

Antes, o local era o espaço de descanso aos finais de semana. Agora é uma pousada que atende turistas o ano todo. São quatro alqueires com chalés, espaço verde e animais no entorno.

A proprietária, Aryana Parada, conta a história de uma cliente, enfermeira, que trabalhava na linha de frente durante a pandemia e que procurou o local para se conectar com a natureza: “Ela veio sozinha, no fim de semana. A noite o pavão veio dormir na sacada do chalé. No outro dia de manhã ela falou ‘eu precisava disso’”.

A idealizadora, Indianara Padovani, comenta que a aposta deu certo: “Está dando um resultado muito bom. A gente está dividindo aquilo que a gente vive aqui. É bom demais”.

FONTE/CRÉDITOS: g1.globo
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!