Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Portfólio

Acult - Academia Cultural de Santa Helena

[Dados Gerais]

Data de fundação ACULT: 11/11/1993

Data da primeira Licença Federal da Rádio Comunitária Liberdade FM: JULHO DE 2004

CNPJ: 00.104.477/0001-17  

Endereço: Avenida Brasil, 1685, sala 11, Centro. Cep 85892-000. Santa Helena, Paraná.

Telefone fixo: 45 3268 3499                    

Whatsaap:  45 9 8804 7800

E-mail:  comunitaria87@hotmail.com

CANAIS:

Facebook - https://www.facebook.com/acultsh   

Instagran - @liberdade_fm 

YouTube - Rádio Comunitária Liberdade FM 87,9 - YouTube

Site - www.fmcomunitaria.com.br

 

[Apresentação]

A Academia Cultural de Santa Helena – Acult – nasceu de um grupo de amigos que tinham em comum a vontade de ver o desenvolvimento da comunidade onde viviam a partir do livre acesso à cultura, arte, educação e comunicação. Sob estes objetivos a Acult vem executando, desde 1993, variados projetos que atendem ao desenvolvimento humano da sociedade local. Por meio de parcerias em redes colaborativas, tem possibilitado a realização de trabalhos importantes com crianças, jovens e adultos da área rural e urbana de Santa Helena.

 

[Ações]

 

As raízes da ONG Acult são as ações em prol do desenvolvimento local, iniciadas em 1993. O centro destas primeiras ações foi pautado no estreitamento das relações entre Comunidade, Escolas e Universidades. Este projeto, o CÈU, buscava realizar um processo de informatização da informação, que traria acesso à internet os habitantes locais. Por meio de ligações entre a Universidade Federal de Londrina e a ACULT, de modo a se expandir através das escolas do município, foi traçado a possibilidade de trazer o sinal de internet à Santa Helena para abrir o universo da informação inclusive àqueles que precisassem fazer pesquisas para o desenvolvimento das culturas rurais aqui desenvolvidas. Entretanto somente os primeiros passos do projeto CEU foram executados. Assim que o governo municipal cambiou de mãos, os recursos que sustentavam as execuções foram suspendidas, inviabilizando a continuidade.

Entretanto, dos primeiros equipamentos adquiridos e do corpo de discussão já formado, nasceu a primeira rádio comunitária da cidade de Santa Helena.

 

Rádio Comunitária Liberdade FM 87,9:

Licenciada desde 2004, a Rádio Comunitária Liberdade FM 87,9 dialoga com os santa-helenenses por meio de programações interativas, informação imparcial, campanhas educativas, comunicados públicos e anúncios gratuitos. Este tem sido o projeto mais forte e contínuo da ONG Acult.

Os primeiros anos da Rádio foram marcados por um processo de forte luta de resistência: na época, rádios deste tipo eram consideradas ilegais e, portanto, costumavam ser fechadas pela Polícia Federal, inclusive tendo seus equipamentos apreendidos definitivamente.

 

Vários movimentos de apoio e protesto dos santa-helenenses exigiam a abertura para o reconhecimento legal desta rádio, pois valorizavam sua fundamental importância na abertura política e social da cidade.

 

Inclusive, foi a comunidade local que, por meio de festas beneficentes, conseguiram recolher várias vezes os valores financeiros necessários para a compra dos materiais de transmissão que haviam sido apreendidos.

 

Atualmente, com o pleno funcionamento da Rádio Comunitária Liberdade FM, além de ouvir as músicas escolhidas, o público fica atualizado sobre os acontecimentos e as oportunidades do município e pode anunciar sem custos a sua necessidade para pedir todo tipo de apoio.

Abertura para a participação da comunidade, campanhas de saúde e cidadania, entrevistas educativas, enquetes criadoras de conteúdo e coberturas exclusivas são a grande marca desta rádio diante das demais do município.

A Liberdade FM é a única emissora que não possui vínculo financeiro com a prefeitura local. Este fato garante total liberdade de ação. Entretanto, o respeito por parte das autoridades aos trabalhos nela realizados faz com que esta seja a única rádio em que o prefeito possui entrevista semanal para esclarecimentos públicos mediado por perguntas feitas pelos ouvinte.

Da mesma forma, autoridades, artistas ou representantes civis que ofereçam relevância ao desenvolvimento local costumam procurar este canal de comunicação livre para dialogar abertamente.

Através dos apoios culturais das empresas locais, a Liberdade FM captura recursos para outros projetos, ampliando as possibilidades de atuação da ONG Acult de forma colaborativa e sustentável.

Além disso, campanhas beneficentes como o Dia do Brinquedo cuidam da comunidade em suas necessidades mais humanas. Esta campanha arrecada brinquedos para distribuir às crianças carentes das periferias durante o natal.

Para conhecer mais: http://www.fmcomunitaria.com.br/

 

 

Oficinas Culturais

Em 2006 a ONG Acult promoveu uma série de oficinas gratuitas com o apoio e recurso proveniente do Ministério da Cultura (Pronac 05-5494).

Comunicação Comunitária, Música Popular, História Regional e Grafitagem foram os temas educacionais desenvolvido naquele ano, totalizando 100 alunos de toda comunidade local. O objetivo geral destas ações foi criar um ambiente cultural de compartilhamento.

Na oficina de Comunicação Comunitária as atividades teóricas e práticas abordaram os aspectos da mídia comercial e comunitária, elementos do texto jornalístico, produção de materiais informativos e diagramação.

Aqueles que participaram da oficina de Grafitagem tiveram a oportunidade de desenvolver os conceitos básicos do desenho e de praticaram tais conhecimentos sob acompanhamento profissional.

A oficina de Música Popular aliou teoria e prática musical para apresentar o universo desta arte, com ensinamentos sobre notas, escalas, harmonia, montagem, composição, improviso, etc.

 

Na oficina de História Regional focou-se a contextualização de Santa Helena desde a chegada dos imigrantes ao Brasil até o século XX, a migração de gaúchos para o Paraná, a década de 1960 como divisora de águas e as alagações de Itaipu e suas influências na região.

 

 

Curso Social de Informática Básico

Com meia bolsa oferecida pela ONG Acult, 34 participantes puderem ter contato com os conhecimentos básico de informática durante 40 horas/aula, entre março e julho de 2010. O mesmo curso se repetiu em 2011, com o mesmo número de participantes e carga horária.

 

 

Cursinho de Redação para o Enem

O projeto Cursinho Intensivo de Redação para o Enem, foi uma ação emergencial para amparar os estudantes de Santa Helena que estavam escritos neste exame em 2015. Como não existia qualquer tipo de apoio público ou privado para a realização desta prova nacional de redação, a ONG Acult desenvolveu uma grade de atividades distribuídas em 10 encontros, entre 08 de agosto e 19 de outubro de 2015.

Para financiar este projeto, realizou-se uma campanha via Rádio Comunitária Liberdade FM para que a comunidade em geral adotasse os 20 alunos não pagantes. Outros 20 alunos financiaram o curso completo pelo valor de R$75,00.

Ao total, tivemos 45 estudantes envolvidos – inclusive uma surda-muda que trabalhou com interprete contratada pela Acult – além de 3 educadores.

Com práticas guiadas e discussões teóricas específicas, as 2 turmas puderam aprofundar seus conhecimentos e evoluir passo-a-passo na criação de textos dissertativos-argumentativos que exigiam propostas de intervenção social ligadas aos temas. Um trabalho bastante custoso, que estimulou a organização do curso ao planejamento constante para atingir uma linguagem em que toda a turma, em sua multiplicidade de faixas etárias, sociais e de conhecimento, pudessem acompanhar e evoluir juntamente com as etapas desenvolvidas.

Como resultado, percebemos que os alunos adquiriram ao longo do Cursinho de Redação as capacidades e conhecimentos para realizarem prova do Enem com mais segurança e esperança de bons resultados para a criação de um futuro melhor através do ensino superior.

 

Para saber mais:

http://www.fmcomunitaria.com.br/index/noticias_view/academia-cultural-oferta-cursinho-de-redacao-intensivo-para-o-enem

http://www.fmcomunitaria.com.br/index/noticias_view/estudantes-de-santa-helena-estao-mais-preparados-para-a-prova-de-redacao-do-enem-2015

 

 

 

Cineclube Acult

 

O Cineclube Acult é um projeto sem fins lucrativos que trouxe o cinema de volta ao cenário santa-helenense. Desde o fim da década de 1980, não existia a rotina das salas de cinema na esfera cultural desta cidade.

A importância de agrupar a comunidade em torno desta arte foi reconhecida pela ONG Acult e se desenrolou neste projeto periódico, em que uma vez por mês é oferecido gratuitamente uma sessão fílmica, com debates e diálogo livre. Em dezembro de 2015 foi realizada uma exibição ao ar livre, na praça central da cidade com a presença de mais de 100 espectadores.

Com apoio cultural da Cooperativa Sicredi para os investimentos em mídias, materiais técnicos e de apoio, a escolhas dos filmes são feitas abertamente com participação de representantes da comunidade, através do grupo no Facebook e em reuniões mensais.

O foco principal é escolher obras que proporcionam aos habitantes locais o contato com outras culturas, com claro intuito de ampliação da percepção sensível dos espectadores.

Este projeto tem tido bastante sucesso e já começa a ser planejada o desenrolar de uma extensão, para que esta ação se torne itinerante nos diferentes lugares do município, em zonas urbanas e rurais. Hoje, até as escolas buscam as exibições do Cineclube Acult como processo de alternativa educacional.

Para saber mais:

 https://www.facebook.com/groups/404712163059621/?fref=ts

http://www.fmcomunitaria.com.br/index/noticias_view/projeto-que-populariza-o-cinema-em-santa-helena-agrupou-mais-de-uma-centena-de-espectadores

 

Concurso de Desenho infantil

Em outubro de 2015 a Ong Acult lançou um Concurso de Desenho Infantil buscando estimular a prática artística e o olhar sensível das crianças sobre a “Primavera em Santa Helena”.

Esta ação foi desenvolvida buscando estimular a infância com arte. Junto com uma série de entrevistas e campanhas durante o mês na Rádio Comunitária Liberdade FM, este concurso foi muito bem recebido pela comunidade.

Aos poucos as obras de arte foram sendo recebidas – muitas vezes trazidas pelos próprios autores mirins – e somaram um total de 80 inscrições. Destas, grande parte da zona rural do município, onde as escolas fizeram a divulgação e a coleta dos trabalhos.

Como premiação por faixa etária, 3 crianças receberam kits de pintura para prosseguirem com as atividades lúdicas e com a atenção poética em relação ao espaço em que vivem.

 

Para saber mais:

http://www.fmcomunitaria.com.br/index/noticias_view/concurso-de-desenho-infantil-da-ong-acult-supera-expectativas-e-ja-tem-finalistas

 

 

 

Santa Helena História Viva

Foi da necessidade de criar um acervo de imagens históricas da cidade de Santa Helena que nasceu a ideia de disponibilizar um espaço online, via Facebook, de compartilhamento público de fotografias antigas.

Esta ação colocou em evidência o processo histórico vivido nesta cidade e inseriu os habitantes numa comunidade digital denominada “Santa Helena História Viva”.

Para construir o álbum cibernético, qualquer participante pode enviar suas fotografias com legendas que contextualizem o momento retratado.

Ao longo das postagens, a população local passou a se identificar nas imagens ou a chamar os personagens fotografados a se reconhecerem.

 

O projeto História Viva está no ar desde outubro de 2015 e começa um trabalho de incentivo aos portadores de acervos imagéticos da cidade a participarem da comunidade, compartilhando publicamente os momentos históricos capturados em fotografias.

 

 

Para saber mais:

https://www.facebook.com/shhistoriaviva/

http://www.fmcomunitaria.com.br/index/noticias_view/fotos-antigas-reconstroem-via-internet-a-historia-viva-de-santa-helena

 

 

Curso Prático de Fotografia

 

Em novembro de 2015 a Acult promoveu um Curso Prático de Fotografia gratuito, com discussões e práticas guiadas. Os 25 inscritos tiveram a oportunidade de entrar em contato com algumas técnicas básicas para o manuseio de câmeras com instruções bastante atentas durante uma manhã.

Ainda neste encontro, os alunos debateram as questões que cercam a valorização das paisagens locais e de como a prática da fotografia é um caminho para viver o cenário local com mais tempo, atenção e sutileza.

Aqueles que participaram da ação foram estimulados a presenciar Santa Helena de forma mais humana e sensível, de modo a perceber os momentos, valorizá-los e captura-los em fotografias.

A importância deste projeto se justifica em sua própria existência: uma oportunidade de compartilhar o apreço pela fotografia e pela nossa cidade.

Como perspectiva futura, ficou aberta a possibilidade de um curso mais profissionalizante e a participação de toda a comunidade no Concurso de Fotografia, promovido pela ONG Acult, sob o tema “Paisagens Naturais de Santa Helena”.

 

Para saber mais:

http://www.fmcomunitaria.com.br/index/noticias_view/aulao-gratuito-colocou-em-debate-a-arte-fotografica-no-cenario-santa-helenense

http://www.correiodolago.com.br/noticia/com-poucas-vagas-acult-promove-curso-rapido-de-fotografia/24856/

http://www.fmcomunitaria.com.br/index/noticias_view/curso-de-fotografia-foi-ofertado-pela-ong-acult

http://www.fmcomunitaria.com.br/index/noticias_view/curso-gratuito-de-fotografia-esta-com-inscricoes-abertas-em-santa-helena

 

 

Concurso de Fotografia

Para incentivar, discutir e compartilhar a prática da arte fotográfica, a ONG Acult promoveu o Concurso de Fotografia sob o tema Paisagens Naturais de Santa Helena.

Este concurso se justificou pelo trabalho de revitalização da identidade santa-helenense. Para ter elementos que configurem a comunidade local como específica, como detentora de uma identidade própria e múltipla, é preciso mapear os vestígios e as práticas culturais do lugar. Entretanto, pensar em cultura é também pensar em patrimônio, em valores materiais e imateriais. Santa Helena é um lugar cheio de belas paisagens, viva dentro da natureza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estimular um olhar mais atento às nossas paisagens é estimular a valorização da nossa cultura, de nosso patrimônio imaterial. Nesse sentido, a arte da fotografia é um caminho para viver, registar e compartilhar os momentos vividos aqui, junto ao nosso patrimônio.

 

 

Além da premiação em dinheiro, o concurso disponibilizou aos autores das 3 melhores imagens 3 mil cartões-postais com cada fotografia para serem compartilhados gratuitamente em eventos e lugares estratégicos com o intuito de divulgação das novas imagens da cidade.

 

Para saber mais:

http://www.fmcomunitaria.com.br/index/noticias_view/concurso-de-fotografia-tem-prazo-de-inscricao-prorrogado

http://www.fmcomunitaria.com.br/index/noticias_view/concurso-de-fotografia-sobre-paisagens-naturais-de-santa-helena-ja-tem-vencedores

 

 

[Parceiros]

 

A grande parceria que a ONG Acult possui são os apoios culturais da própria comunidade. Trata-se de contribuições que financiam as atividades da rádio e que possibilitam a execução das outras ações.

Além dos apoios culturais, a Acult teve o MINC como parceiro financiador no ano de 2006 (Pronac 05-5494).

A prefeitura de Santa Helena também costuma ser parceiro das ações da rádio, não com valores financeiros, mas com estruturas ou equipamentos necessários para a realização dos projetos. Além disso, o Rotary Clube de Santa Helena também costuma ser parceiro das atividades da Acult, divulgando ou dando credibilidade às ações.

No último semestre de 2015, a Cooperativa Sicredi tornou-se apoiador oficial do projeto Cineclube, com doação no valor de R$ 500 para ser aplicado ao longo da execução desta ação.

 

Em 2016 tivemos ainda a 1a Residência Artística de Santa Helena, juntamente com a produção do Curta Metragem Santa Helena em 1 minuto. Trabalho arquivado em canal de Youtube https://www.youtube.com/@santahelenahoje7501.
Junto à essa Residência oferecemos a OFICINA: “Olhar poético e Mobgrafia em comunidade”, para crianças e adolescente em São Miguelzinho, na Aldeia Indígena e no Balneário de Santa Helena.

Ainda em 2016 a Acult conquistou o título de Ponto de Cultura Nacional, certificado em Diário oficial pela SECRETARIA DA CIDADANIA E DA DIVERSIDADE CULTURAL PORTARIA No 30, DE 3 DE MAIO DE 2016.

 

[Prêmios e Editais]

 

Em 2006, através de Edital a Acult foi contemplada com o convênio nº 834/2005, com período de vigência entre 01/05/2006 e 30/08/2006. O Convênio possibilitou o projeto Oficinas Culturais de Santa Helena com Pronac nº 05/5494 e processo nº 01400.009148/05-82.

A lista de premiações recebidas pela ONG Acult de Santa Helena está elencada na seguinte tabela:

 

Ano

Premiadora

Prêmio

2004

Costa Oeste Inst. de Pesq. e Marketing

Rádio FM Destaque

2005

Costa Oeste Inst. de Pesq. e Marketing

Rádio FM Destaque

2005

Ângulo Pesquisas

Rádio FM do Ano

2006

Top Of Mind Nomes de sucesso

Rádio FM destaque

2006

Ângulo Pesquisas

Rádio FM do Ano

2007

Ângulo Pesquisas

Rádio FM do Ano

2007

Podium Empresas e Personalidades

Rádio FM mais ouvida

2007

Troféu Expressão

Rádio FM Destaque

2008

Troféu Expressão

Rádio FM Destaque

2009

Troféu Expressão

Rádio FM Destaque

2009

Tallento’s Pesq. e Public.

Maior índice de qualidade no ramo Rádio FM

2010

Troféu Expressão

Rádio FM Destaque

2010

Tallento’s Pesq. e Public.

Maior índice de qualidade no ramo Rádio FM

2011

Troféu Expressão

Rádio FM Destaque

2011

Tallento’s Pesq. e Public.

Rádio FM Destaque

2012

Troféu Expressão

Rádio FM Destaque

2013

Troféu Expressão

Rádio FM Destaque

2014

Troféu Expressão

Rádio FM Destaque

2014

Troféu Expressão

Melhor programa de rádio

2015

Troféu Expressão

Rádio FM Destaque

2015

Troféu Expressão

Melhor programa de rádio



 

 

 

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!