Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Soja apresenta produtividade maior e preços 18% inferiores à safra anterior

Apesar dos números, o ponto positivo é o avanço  da produção em 200%, comparada ao mesmo período do ano passado

Soja apresenta produtividade maior e preços 18% inferiores à safra anterior
oparana
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Ainda é muito precoce mensurar os danos provocados pelas chuvas registradas há poucos dias na Região Oeste. As chuvas torrenciais registradas no mês de fevereiro superaram a média histórica em grande parte dos municípios do Oeste. Esse volume descomunal de água provocou danos nas lavouras e comprometeu a qualidade da soja no campo.

Para a economista do Deral (Departamento de Economia Rural) ligado à Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento), regional de Cascavel, Jovir Esser, o principal impacto é com relação à Safra de Verão, em virtude no atraso da colheita. Na regional Cascavel, envolvendo 28 municípios, pouco mais de 50% da área de soja foram colhidas, com base em levantamento feito no início da semana. No dia 28 de fevereiro expirou o prazo para o plantio do milho segunda safra dentro do zoneamento agrícola. Para Jovir, estes são os fatores implicantes nessa questão.

“Primeiro que, plantando após o dia 28 de fevereiro, o produtor passa a não ter cobertura do seguro e de uma maneira geral, já envolvendo outro ponto, quanto mais tardio o plantio do milho segunda safra, a produtividade tende a reduzir, pois está fugindo da janela ideal de plantio na região”, explica a economista do Deral. A junção desses fatores culmina com uma redução da área de plantio em relação à safra anterior. “Havíamos estimado dentro do núcleo regional da Seab em Cascavel, uma redução de aproximadamente 10% na área”, comenta.

“Não é possível saber exatamente quanto vai ser, pois o produtor poderá optar pelo plantio fora do zoneamento agrícola e sem cobertura de seguro. Também tem outra questão, pois terá produtor que vai escolher pela devolução da semente adquirida anteriormente e terá de desembolsar uma multa contratual. Então são diversos fatores que levam o produtor a analisar o caminho menos dolorido a seguir”.

Muitos produtores têm analisado o custo-benefício se compensa ou não realizar o plantio mesmo fora do zoneamento e assumir o risco, ou simplesmente desembolsar a multa contratual pela devolução da semente. Ou também se vai migrar para o trigo ou se utilizará a área meramente para cobertura. “Estamos ainda em uma situação de definição por conta do produtor sobre o que ele vai fazer”.

SOJA

Já com relação à soja, há um ano, nesse período, a área de abrangência do núcleo regional da Seab estava com 90% da área colhida. No último relatório de segunda-feira, o total era de 52% da área colhida na região. “Até hoje [ontem], a área colhida se aproximava de 70%,80%, porque tivemos, de sábado para cá, uma trégua das chuvas. Ao longo de fevereiro e primeiros dias de março, foram dias de maior concentração de chuva e isso atrasou aceleradamente a colheita da soja. Mesmo assim, há um significativo atraso em relação a 2022, comprometendo esses municípios cujo zoneamento expirou em 28 de fevereiro para o plantio do milho segunda safra”.

Ainda sobre a soja, há uma diversificação considerável quando o assunto é produtividade. Conforme Jovir Esser, a maior concentração de áreas avançadas, perto do fim da colheita, fica na região dos municípios de São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal e Santa Terezinha de Itaipu. O menor índice de média de produtividade na região é em Itaipulândia, com 1.500 quilos por hectare. Já em Cascavel, a média é de 4.200 quilos por hectare e a maior produtividade do núcleo, fica em Nova Aurora, com média de 4.400 quilos por hectare. Com base nesses números, estima-se uma produtividade média na área de abrangência do núcleo regional da Seab em Cascavel, de 3.520 quilos por hectare, ante uma estimativa inicial de 4 mil quilos por hectare.

Apesar dos números, o ponto positivo é o avanço  da produção em 200%, comparada ao mesmo período do ano passado, bastante castigado pela estiagem. Em contrapartida, o valor da saca da soja está 18% inferior ao período anterior. “Mas essa diferença de preço está compensando com o resultado final da produção”. A saca da soja de 60 quilos está cotada a R$ 154.

O produtor tem aproveitado a janela de tempo seco na região. Mesmo assim, tem efetuado o plantio em uma umidade de solo acima do aceitável, que é de 14%. Ao colher o grão com umidade superior, certamente haverá desconto, por conta das impurezas e palhada não muito seca. “Nas áreas dessecadas anteriormente, atrasou muito a colheita, gerando avaria em alguns grãos”, comenta. “Porém, com tudo isso ainda não dá para fazer um fechamento final, uma vez que estamos no andamento da colheita e só será possível mensurar as perdas reais com o encerramento da safra e apontar o percentual comprometido da qualidade do grão”.

FONTE/CRÉDITOS: oparana

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!