Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

O que se sabe sobre os casos de varíola dos macacos confirmados no Reino Unido

Até o momento, três casos da doença foram confirmados; OMS realiza o acompanhamento da situação epidemiológica

O que se sabe sobre os casos de varíola dos macacos confirmados no Reino Unido
Diário Nordeste
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada, no dia 7 de maio, de um caso confirmado de varíola em uma pessoa que viajou do Reino Unido para a Nigéria. O indivíduo desenvolveu uma erupção cutânea no dia 29 de abril e retornou ao Reino Unido em 4 de maio. A suspeita de varíola dos macacos levou o paciente imediatamente para o isolamento.

Segundo a OMS, no dia 11 de maio teve início o rastreamento extensivo de contatos para identificar pessoas que podem ter sido expostas em serviços de saúde, na comunidade e no voo internacional. Esses indivíduos estão sendo acompanhados por 21 dias a partir da data da última exposição com o caso, sendo que nenhum relatou sintomas compatíveis até agora.

Como o caso foi imediatamente isolado e o rastreamento de contato foi realizado, o risco de transmissão relacionada a esse caso no Reino Unido é mínimo, de acordo com a OMS. No entanto, como a fonte de infecção na Nigéria não é conhecida, permanece o risco de transmissão contínua neste país.

No dia 14 de maio, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês), confirmou outros dois casos de varíola dos macacos no país. Os pacientes moram juntos na mesma casa e não estão vinculados ao caso confirmado anterior anunciado em 7 de maio. De acordo com a agência, o local e a forma de contágio permanecem sob investigação.

Um dos pacientes está recebendo atendimento na unidade especializada em doenças infecciosas do St Mary’s Hospital, em Londres. O outro está isolado e atualmente não requer tratamento hospitalar.

“Confirmamos dois novos casos de varíola na Inglaterra que não estão ligados ao caso anunciado em 7 de maio. Embora as investigações continuem em andamento para determinar a fonte de infecção, é importante enfatizar que ela não se espalha facilmente entre as pessoas e requer contato pessoal próximo com uma pessoa sintomática infectada. O risco geral para o público em geral permanece muito baixo”, disse Colin Brown, diretor de Infecções Clínicas e Emergentes da UKHSA em comunicado.

Sobre o primeiro caso

No dia 7 de maio, o Ponto Focal Nacional do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) para o Reino Unido notificou à OMS um caso confirmado de varíola em um indivíduo que viajou do Reino Unido para a Nigéria do final de abril ao início de maio e permaneceu nos estados de Lagos e Delta na Nigéria.

O paciente desenvolveu uma erupção cutânea em 29 de abril e retornou ao Reino Unido, chegando em 4 de maio. No mesmo dia, o caso foi apresentado ao hospital. Com base no histórico de viagens e na erupção cutânea, suspeitou-se de varíola dos macacos em um estágio inicial e o caso foi isolado imediatamente, tendo sido assegurado o uso adequado de equipamentos de proteção individual durante a internação.

A varíola dos macacos foi confirmada laboratorialmente por diagnóstico molecular (RT-PCR) realizado a partir de swab vesicular no dia 6 de maio pelo Laboratório de Patógenos Raros e Importados da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA).

Epidemiologia da doença

A varíola dos macacos (Monkeypox) é uma doença transmitida de animais para humanos (zoonose) silvestre. As infecções humanas incidentais ocorrem esporadicamente em partes florestais da África Central e Ocidental.

A doença é causada pelo vírus da varíola dos macacos, que pertence à família dos ortopoxvírus, e pode ser transmitido por contato e exposição a gotículas exaladas. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

doença é muitas vezes autolimitada com sintomas geralmente desaparecendo espontaneamente dentro de 14 a 21 dias. Os sintomas podem ser leves ou graves, e as lesões podem ser muito pruriginosas ou dolorosas.

O reservatório animal permanece desconhecido, embora seja provável que esteja entre os roedores. O contato com animais vivos e mortos através da caça e do consumo de caça ou carne de caça são fatores de risco conhecidos.

Existem dois grupos de vírus da varíola dos macacos, o da África Ocidental e o da Bacia do Congo (África Central). Embora a infecção pelo vírus da varíola dos macacos na África Ocidental às vezes leve a doenças graves em alguns indivíduos, a doença geralmente é autolimitada.

A taxa de mortalidade de casos para o grupo da África Ocidental foi documentada em cerca de 1%, enquanto para o da Bacia do Congo, pode chegar a 10%. As crianças também estão em maior risco, e a varíola durante a gravidez pode levar a complicações, como varíola congênita ou morte da criança.

Casos mais leves de varíola podem passar despercebidos e representar um risco de transmissão de pessoa para pessoa. É provável que haja pouca imunidade à infecção naqueles que viajam e expostos, pois a doença endêmica é geograficamente limitada a partes da África Ocidental e Central.

Embora uma vacina tenha sido aprovada para a prevenção da varíola, e a vacina tradicional contra varíola também forneça proteção, esses imunizantes não estão amplamente disponíveis e populações em todo o mundo com idade inferior a 40 ou 50 anos não se beneficiam mais da proteção oferecida por programas anteriores de vacinação contra varíola.

Resposta em saúde pública

As autoridades de saúde do Reino Unido criaram uma equipe de gerenciamento de incidentes para coordenar a identificação e o gerenciamento de contatos. A partir de 11 de maio, o rastreamento extensivo de contatos busca identificar possíveis indivíduos expostos na comunidade, no serviço de saúde e no voo internacional. Até o momento, nenhum relatou sintomas compatíveis com a doença.

Todos os contatos identificados foram avaliados e classificados com base em sua exposição ao caso e estão sendo acompanhados por meio de vigilância por 21 dias após sua última exposição ao caso. A profilaxia pós-exposição com vacinação está sendo oferecida aos contatos de maior risco.

As autoridades nigerianas foram informadas sobre este caso e histórico de viagens na Nigéria em 7 de maio. O paciente não relatou contato com ninguém com uma doença de erupção cutânea ou varíola de macacos conhecida na Nigéria. Detalhes de viagens e contatos dentro da Nigéria foram compartilhados com as autoridades do país para acompanhamento.

Avaliação de risco

No Reino Unido, houve sete casos de varíola dos macacos relatados anteriormente; todas as importações estavam relacionadas a um histórico de viagens para a Nigéria. Em 2021, também houve dois casos de varíola humana importados da Nigéria relatados pelos Estados Unidos.

Desde setembro de 2017, a Nigéria continua a relatar casos de varíola. De setembro de 2017 a 30 de abril de 2022, um total de 558 casos suspeitos foram relatados em 32 estados do país. Destes, 241 foram casos confirmados, tendo sido registrados oito óbitos (taxa de letalidade: 3,3%).

De 1º de janeiro a 30 de abril, foram notificados 46 casos suspeitos, dos quais 15 foram confirmados em sete estados – Adamawa (três casos), Lagos (três casos), Cross River (dois casos), Território da Capital Federal (FCT) (dois casos), Kano (dois casos), Delta (dois casos) e Imo (um caso). Nenhuma morte foi registrada em 2022.

No caso recente, a fonte de infecção permanece desconhecida e o risco de transmissão adicional na Nigéria não pode ser excluído, de acordo com a OMS. Uma vez que a varíola dos macacos foi suspeita no Reino Unido, as autoridades prontamente iniciaram medidas de saúde pública, incluindo isolamento do caso e rastreamento de contatos.

Casos importados de varíola de um país endêmico para outro país foram documentados em oito ocasiões anteriores. Neste caso, o paciente confirmado tem um histórico de viagens do estado de Delta na Nigéria, onde a varíola dos macacos é endêmica.

Recomendações da OMS

A OMS orienta que qualquer doença durante a viagem ou ao retornar de uma área endêmica deve ser relatada a um profissional de saúde, incluindo informações sobre todas as viagens recentes e histórico de imunização.

Residentes e viajantes para países endêmicos devem evitar o contato com animais doentes (vivos ou mortos) que possam abrigar o vírus da varíola dos macacos (roedores, marsupiais, primatas) e devem evitar comer ou manusear caça selvagem.

Além disso, a OMS reforça a importância da higienização das mãos com água e sabão, ou desinfetante à base de álcool. Embora uma vacina e um tratamento específico tenham sido aprovados recentemente para a varíola, em 2019 e 2022, respectivamente, essas contramedidas ainda não estão amplamente disponíveis.

Um paciente com varíola dos macacos deve ser isolado e receber cuidados de suporte durante os períodos infecciosos, desde os sinais iniciais até as erupções cutâneas da doença

O rastreamento oportuno de contatos, medidas de vigilância e conscientização sobre doenças emergentes importadas entre os profissionais de saúde são essenciais para prevenir novos casos secundários e o gerenciamento eficaz de surtos de varíola.

A OMS não recomenda nenhuma restrição para viagens e comércio com a Nigéria ou o Reino Unido com base nas informações disponíveis no momento.

FONTE/CRÉDITOS: CNN Brasil
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!