Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Agronegócio do Oeste já “espera” reflexos com conflito na Ucrânia

Dilvo Grolli, presidente da Coopavel e liderança ativa no mercado do agronegócio, explica que a situação já está trazendo problemas internacional

Agronegócio do Oeste já “espera” reflexos com conflito na Ucrânia
O Paraná
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Cascavel – O conflito militar que está atingindo a Ucrânia desde a última quinta-feira (24) já é motivo de preocupação para o setor de agronegócio da Região Oeste. Dilvo Grolli, presidente da Coopavel e liderança ativa no mercado do agronegócio, explica que a situação já está trazendo problemas para o mercado internacional, pois os dois países, tanto a Ucrânia quanto a Rússia, são grandes importadores dos grãos brasileiros, principalmente o milho e o trigo.

Para se ter uma ideia, cerca de 28% da produção mundial trigo é exportado para os dois países, além de 18% do milho mundial. “Isso faz com que o mercado reaja e que aumente os valores dessas comodities”, disse Grolli, lembrando que desde o começo do ano já houve um aumento de 25% nas sacas de soja, 15% do milho e do trigo. “Neste sentido, o Brasil acaba tirando vantagem por meio dessa alta internacional dos produtos”, destacou o presidente da Coopavel.

Desvantagens

Por outro lado, existem as desvantagens, entre elas, a queda no preço do dólar que desde o começo do ano caiu pelo menos 8%. Outra grande preocupação é com o problema da matéria prima para a produção de adubo. No ano passado já ocorreu um aumento expressivo no setor, visto que o preço dos adubos e dos fertilizantes, importantíssimos para o bom desenvolvimento da lavoura, tiveram um aumento de até 200%, “o que menos subiu dobrou de preço”.

Segundo Dilvo Grolli, a Rússia é a primeira exportadora mundial de nitrogênio, segunda de potássio e terceira de fósforo, produtos que são usados na produção dos adubos e fertilizantes e essa é uma grande preocupação do setor. “Também temos exportações de carne para a Rússia, carne bovina e de carne suína em um volume menor, mas não é muito, o problema maior é ainda com o adubo”, completou.

Rússia pretende derrubar o governo da Ucrânia, diz Otan

Brasília – O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, afirmou sexta-feira (25) que o avanço das tropas do exército russo em direção a Kiev, capital da Ucrânia, tem como objetivo remover o presidente eleito democraticamente e mudar o governo na Ucrânia. “O povo russo tem que saber que a guerra contra a Ucrânia não vai tornar a Rússia mais segura nem vai fazer o país ser mais respeitado no mundo”, disse Stoltenberg, que reafirmou total apoio da Otan à Ucrânia.

O secretário-geral da aliança militar disse ainda que Rússia e Belarus terão de pagar por suas ações. “Rússia como invasor e Belarus como facilitador”. Belarus tem fronteira ao Norte com a Ucrânia e mísseis e tanques russos têm invadido a Ucrânia vindo de Belarus.

Stoltenberg afirmou que a Otan fortaleceu sua capacidade de defesa, tem ativado os planos de defesa de seus aliados e mobilizado elementos da força de resposta para mar, terra e ar. “Os Estados Unidos, Canadá e aliados europeus já mobilizaram milhares de soldados para a parte leste da aliança”.

Stoltenberg avalia que a decisão do presidente russo de levar adiante a agressão contra a Ucrânia é um erro terrível do ponto de vista estratégico e que a Rússia vai pagar um preço muito alto nos próximos anos. “Otan e União Europeia já adotaram sanções significativas e nossos parceiros ao redor do mundo estão se unindo a nós”, disse.

O representante da Otan disse ainda que as forças ucranianas estão lutando de forma corajosa e provocando perdas do lado russo. Ele reforçou ainda o apoio militar, financeiro e de defesa cibernética da Otan à Ucrânia.

FONTE/CRÉDITOS: O Paraná
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!