Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Tornado causa destruição em Cascavel; No Paraná, chuvas afetam 3,7 mil pessoas

Trinta pessoas ficaram desalojadas e tiveram que deixar temporariamente suas residências, sendo que 18 delas encontraram abrigo com parentes ou amigos

Tornado causa destruição em Cascavel; No Paraná, chuvas afetam 3,7 mil pessoas
24h.com
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil atualizou o relatório sobre os impactos das fortes chuvas que atingem o Paraná desde as primeiras horas do dia. Até o final da tarde, 3.699 pessoas em 11 municípios foram afetadas de alguma forma pelos temporais, com 500 mil consumidores enfrentando interrupções no fornecimento de energia em algum momento.

Trinta pessoas ficaram desalojadas e tiveram que deixar temporariamente suas residências, sendo que 18 delas encontraram abrigo com parentes ou amigos.

O total de casas danificadas chegou a 772, com a maior parte delas em São Jorge do Oeste (400) e Mangueirinha (200), na região Oeste do Estado. Em Pinhão, na região Centro-Sul, 50 pessoas estão desabrigadas e foram encaminhadas para abrigos temporários.

Em Cascavel, no Oeste, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou a ocorrência de um tornado pela primeira vez. Uma análise detalhada baseada em vídeos de um sobrevoo pela região urbana de Cascavel confirmou que um tornado passou pela região sul da cidade, próximo ao lago.

O meteorologista e coordenador de Operação do Simepar, Marco Jusevicius, afirmou que este é o primeiro registro desse fenômeno na região desde o início dos registros do Simepar em 1997.

“Paraná foi afetado por uma instabilidade muito forte que varreu o Estado desde a região Oeste, passando pela região Central, atingindo o Leste do Estado e agora caminha na direção do estado de São Paulo”, informou.

O tornado foi identificado com base em informações do radar meteorológico, evidências de destruição na superfície e sobrevoos de helicóptero na cidade.

De acordo com os estragos observados, o tornado foi classificado como categoria F2, em uma escala que varia de F0 a F5, com ventos que podem atingir até 250 km/h.

FONTE/CRÉDITOS: 24h.com
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!