Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Tendência de melhora dos reajustes salariais se mantém e maioria dos acordos firmados em março supera a inflação

No terceiro mês do ano, 74,1% dos 290 reajustes analisados pelo órgão resultaram em ganhos acima da inflação medida pelo INPC

Tendência de melhora dos reajustes salariais se mantém e maioria dos acordos firmados em março supera a inflação
mexnews
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As negociações salariais em março representaram, em sua maioria, ganhos reais para o trabalhador brasileiro. De acordo com relatório divulgado pelo Dieese, no terceiro mês do ano, 74,1% dos 290 reajustes analisados pelo órgão resultaram em ganhos acima da inflação medida pelo INPC, o indicador do IBGE que é usado como base para reajustes salariais.

Resultados iguais ao INPC acumulado em 12 meses foram 21,4% dos casos – ou seja, o trabalhador não ganhou e nem perdeu, e apenas 4,5% das negociações terminaram em perdas para o assalariado, com reajuste insuficiente para repor a inflação.

Segundo a Fipe, que também monitora a evolução salarial do trabalhador brasileiro, por meio do Salariômetro, que usa dados e informações disponíveis no Mediador do Ministério da Economia, o reajuste mediano em março foi de foi 6%; 0,5 ponto acima do INPC acumulado no período, que ficou em 5,5%.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, já são 10 meses seguidos com o reajuste mediano acima da inflação. E a tendência deve se manter, o levantamento preliminar de abril indica que a proporção de reajustes reais positivos ficou acima de 90%.

FONTE/CRÉDITOS: mexnews

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!