Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Setembro deve começar com chuvas e frente fria

Antes, no entanto, o país deve contar com tempo seco e elevação das temperaturas

Setembro deve começar com chuvas e frente fria
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta semana, a previsão é de predomínio do tempo seco e elevação das temperaturas sobre a maior parte do Brasil. Do interior do Paraná até o Matopiba, passando pela faixa Oeste do Sudeste e área central do país, são esperadas temperaturas acima dos 30 graus até o próximo fim de semana. E isso corre o risco de prejudicar lavouras. Em setembro, contudo, há a previsão de chuvas e passagem de uma nova frente fria.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), milho terceira safra e feijão no Sealba (nome pela qual é conhecida a faixa produtora entre Sergipe, Alagoas e Bahia), além do trigo no interior de São Paulo, podem ser afetados pela falta de umidade. Na área central do Brasil, algumas localidades podem ter máximas próximas a 40°C até o início da próxima semana.

Chuva após o tempo seco

A partir de sexta-feira (26) há previsão para o retorno das chuvas na região Sul. Condição que será possível devido à passagem de uma frente fria e a formação de áreas de instabilidade. A chuva mais expressiva deve atingir o extremo meridional do país, na fronteira com o Uruguai.

Nas demais áreas do interior da região Sul, os episódios de chuva serão bastante isolados. Desta vez, contudo, o sistema não deve provocar mudanças significativas sobre as áreas mais ao norte do Paraná e no interior das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Apenas na faixa leste sudestina tem previsão de chuva a partir do domingo (28).

Nas áreas mais ao Norte do país, as chuvas continuam acontecendo de forma frequente e com volumes elevados sobre a faixa leste do Nordeste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte. Na região Norte, a expectativa também é para chuva, com os maiores volumes sendo esperados para o Pará e o Amapá.

Previsão para o começo de setembro

Na primeira semana de setembro, a chuva volta a se espalhar um pouco mais pelo Centro-Sul do país. No entanto, na maior parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste não são esperados volumes expressivos de água.

Volumes moderados de água devem atingir a metade Norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Enquanto isso, nas demais áreas sulistas os episódios serão mal distribuídos e com volumes baixos.

No início do próximo mês, as chuvas mais volumosas são esperadas para o Leste do Nordeste, onde os volumes devem aumentar sobre o litoral da Bahia. No Norte do país, a chuva tende a se espalhar um pouco mais, proporcionando volumes maiores de água para o Acre, o Oeste do Amazonas, Roraima, Norte do Pará e Amapá.

Nova frente fria

Quanto às temperaturas, além do calor que deve se intensificar no interior do país, as temperaturas terão um ligeiro declínio sobre a região Sul do Brasil entre o fim de agosto e começo de setembro. A previsão indica a passagem da frente fria, mas não há previsão para temperaturas extremas no interior da região.

Na maior parte do interior brasileiro, as temperaturas vão continuar atingindo valores bastante elevados até a primeira semana de setembro. No decorrer da segunda semana do próximo mês, contudo, há previsão para avanço de um outro sistema pelo Centro-Sul do país, que deve espalhar um pouco mais as chuvas, além de ser acompanhado por um declínio mais acentuado das temperaturas.

Estão previstas, ainda, temperaturas bastante baixas sobre as áreas mais ao norte da Argentina, no Paraguai, partes da região Sul, São Paulo e partes do Centro-Oeste. Neste ano, devido a influência da La Niña, existe o risco para a ocorrência de frio tardio, podendo provocar oscilação das temperaturas ainda durante a primavera.

FONTE/CRÉDITOS: O Presente
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!