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Segmento de marmitas registrou 80.000 novos negócios em 2022

Número é menor do que o observado em 2021, mas segue maior do que o patamar pré-pandemia

Segmento de marmitas registrou 80.000 novos negócios em 2022
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Omercado de fornecimento de marmitas registrou a abertura de quase 80.000 novos negócios em 2022, sendo a maior parte deles MEIs (microempreendedores individuais). Os resultados fazem parte do levantamento do Sebrae com base em dados da Receita Federal.

O número é menor do que o registrado em 2021, quando o setor contabilizou 112 mil novos registros. Apesar da queda, o resultado ainda é maior do que o patamar registrado antes da pandemia, em 2019.

De acordo com o Sebrae, o crescimento observado no segmento tem relação com a pandemia. O analista de Competitividade do Sebrae Nacional Luiz Rebelatto diz que durante o período os consumidores passaram a consumir mais comida por delivery, passando a recorrer mais aos serviços de marmita.

“A elaboração de marmitas, que é considerada relativamente menos complexa e com a possibilidade de entrega na vizinhança, passou a ser vista como uma alternativa de renda ou complemento da atividade profissional diante da crise”, afirma.

Outro fator observado por Rebelatto diz respeito ao movimento elevado de pessoas que se tornaram empreendedoras durante a pandemia. Segundo ele, o boom registrado na época agora vive uma reacomodação do mercado e por isso se observou essa oscilação negativa de 2021 para 2022.

“Não é todo mundo que vai permanecer no mercado. Uns começam e desistem, outras tentam e não conseguem. Então, esse movimento dos números é resultado do próprio comportamento da pandemia, com alguns atrasos a depender da localidade”, diz.

O setor também foi impactado pela Guerra na Ucrânia em 2022, fator que promoveu um aumento da inflação sobre os alimentos.

DICAS:

O analista separou algumas dicas para quem deseja empreender na área ou para quem já atua no setor. Leia:

Investir em infraestrutura: o empreendedor deve fazer investimentos para adequar o ambiente doméstico. O Sebrae alerta que a produção de alimentos para consumo próprio é diferente da produção para a venda. São necessários procedimentos adequados que envolvem higiene, manipulação e conservação dos alimentos;

Estruture um modelo de negócio: antes de abrir um negócio, é importante definir o público-alvo, já que isso vai influenciar nas características do produto. A partir disso, o empreendedor vai decidir se a marmita será congelada, fresca, mais barata etc;

Tendências de mercado: É importante observar o movimento do mercado para fazer ajustes, aprimoramentos ou diversificar o processo de produção.

FONTE/CRÉDITOS: poder360

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