Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Saúde libera 4ª dose contra covid a partir dos 60 anos

Antes, recomendação era só para aqueles com ao menos 70 anos; Estados já aplicavam em todos os idosos

Saúde libera 4ª dose contra covid a partir dos 60 anos
Poder360
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério da Saúde recomendou a aplicação da 4ª dose de vacina contra covid-19 a partir de 60 anos. Antes, a orientação só valia para aqueles com ao menos 70 anos. A diretriz foi divulgada nesta 4ª feira (18.mai.2022) e já está valendo. Eis a íntegra (133 KB) da nota técnica sobre o tema.

A nova dose deve ser realizada a partir de 4 meses da 3ª. O governo orientou o uso só dos imunizantes da Pfizer, da AstraZeneca e da Janssen. Excluiu a CoronaVac da lista.

“Vacinas inativadas não estão recomendadas até que tenhamos disponíveis novas evidências científicas sobre a sua efetividade como doses de reforço”, informou o ministério.

Alguns Estados já haviam iniciado a aplicação do 2º reforço a partir dos 60 anos, como São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O 1º ciclo vacinal contra a covid-19 é composto de duas doses das vacinas Pfizer, AstraZeneca ou CoronaVac, ou de uma dose da Janssen. Para pessoas imunossuprimidas (com o sistema de defesa deficiente), o esquema inicial é composto de 3 aplicações.

O governo recomendou em setembro de 2021 o começo da administração de uma dose de reforço (a 3ª injeção –ou 4ª, para pessoas imunossuprimidas). Neste ano, anunciou a 2ª aplicação complementar (a 4ª dose –ou 5ª para imunossuprimidos).

“Além disso, medidas não farmacológicas (distanciamento e uso de máscaras) devem ser encorajadas em grupos mais vulneráveis”, orientou a pasta.

O ministério afirmou que os dados brasileiros mostraram queda de efetividade dos imunizantes contra casos sintomáticos da variante ômicron a partir de 90 dias da 1ª dose de reforço. Os técnicos da pasta dizem que isso pode ser explicado pelo envelhecimento natural do sistema imunológico.

O órgão disse, no entanto, que o declínio da proteção contra episódios graves só foi observado em casos em que o imunizante usado no reforço foi o mesmo do 1º ciclo vacinal.

O governo defendeu serem necessárias estratégias diferentes para os grupos mais vulneráveis à covid-19. Também afirmou que pode recomendar a nova injeção para outros públicos no futuro.

“À medida que avançamos na cobertura vacinal no país, naturalmente a ampliação de públicos elegíveis deve ser considerada”, informou na nota técnica.

FONTE/CRÉDITOS: Poder360
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!