Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Santa Helena pode passar a produzir rainhas para a apicultura na região Oeste do Paraná

Esta metodologia é importante por vários motivos, como o aumento do tamanho do enxame e, consequentemente melhor produtividade

Santa Helena pode passar a produzir rainhas para a apicultura na região Oeste do Paraná
Assessoria
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma parceria que envolve a Cooperativa Agrofamiliar Solidária – Coofamel, a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – Biolabore e a Associação de Apicultores de Santa Helena – Apisa, pode marcar um avanço na apicultura da região Oeste do Paraná. O que se busca é a produção de rainhas em Santa Helena. Antes as rainhas eram trazidas de outros lugares, principalmente de Minas Gerais.

O presidente da Coofamel, Antônio Schneider, ressalta que, aliado ao bom momento da apicultura o objetivo é aumentar a produtividade e, uma das opções é por intermédio da troca de rainhas, com observação ao melhoramento genético.

O doutorando em zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Douglas Galhardo, ressalta que a produção na região vai evitar a mortalidade de rainhas durante o trajeto e possibilitará a verificação de colmeias mais produtivas e, com isso, implementar um processo de melhoramento genético.

Esta metodologia é importante por vários motivos, segundo Antônio Schneider, como o aumenta do tamanho do enxame e, consequentemente melhor produtividade.

Douglas Galhardo ressalta que será feita uma produção inicial para avaliar fatores favoráveis, contrários e dificuldades no processo. Posteriormente haverá a produção em escala maior.

O presidente da Coofamel observa que este tipo de atividade demanda de técnicas específicas, com laboratório destinado a esta finalidade.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!