Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Safra de milho no Paraná tem início acelerado com chuvas favoráveis também à soja

Nesta terça-feira, o Deral informou que 26% da área prevista com milho já foi semeada, versus 22% em 5 de setembro de 2022

Safra de milho no Paraná tem início acelerado com chuvas favoráveis também à soja
REUTERS/Rodolfo Buhrer
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de milho no Paraná no ciclo 2023/24 teve o início mais rápido dos últimos anos, indicando que produtores de soja podem também seguir o mesmo caminho, com chuvas no Sul antecipadas pelo fenômeno El Niño, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado, nesta terça-feira.

O Paraná planta uma área relativamente pequena de milho na primeira safra, dedicando a maior parte dos campos para a soja, cultura que precisa respeitar o veto do vazio sanitário contra a ferrugem asiática até o dia 10 de setembro.

Mas as condições climáticas são favoráveis aos trabalhos precoces dos sojicultores, conforme explicou o especialista do Deral Edmar Gervásio.

"Na prática, esta semana já é possível o plantio da soja, possivelmente uma parcela de produtores já está realizando o plantio. O vazio sanitário define que não pode ter planta emergida antes do dia 10. Acaba plantando um pouco mais fundo e a planta acaba 'nascendo' a partir do dia 10", disse ele, ao comentar uma estratégia do setor.

Um plantio precoce de soja tende a favorecer o desenvolvimento da segunda safra de milho, plantado após a colheita da oleaginosa.

Sobre o plantio do milho primeira safra, Gervásio afirmou que o trabalho começou rápido por causa do "clima favorável" e principalmente "por ser uma menor área se comparado a safras anteriores".

A área de milho primeira safra deve voltar a perder hectares para a soja, na medida que produtores plantam mais o cereal na segunda safra, fazendo do Estado o segundo produtor brasileiro dos dois grãos, segundo dados do Deral.

O plantio de soja no Estado está estimado em 5,8 milhões de hectares, ante 5,79 milhões de hectares na safra anterior, informou o Deral em sua primeira projeção para a nova safra na semana passada.

O milho primeira safra deverá ter uma redução de área de 16%, ou 62 mil hectares, para 317 mil hectares.

Nesta terça-feira, o Deral informou que 26% da área prevista com milho já foi semeada, versus 22% em 5 de setembro de 2022, nível muito acima de anos anteriores, que ficaram entre 6% e 1% nesta época.

Já a colheita de milho segunda safra do ciclo 2022/23 atingiu 79% da área, com atraso ante a mesma época do ano passado (95%), em meio a chuvas que dificultam a entrada das colheitadeiras nas áreas ou enquanto produtores aguardam o cereal perder umidade.

(Por Roberto Samora)

FONTE/CRÉDITOS: Investing
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!