Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Privatização da Eletrobras deve ser em 13 de junho

Calendário pode mudar se ações judiciais protocoladas, que alegam ilegalidades no processo, forem acatadas

Privatização da Eletrobras deve ser em 13 de junho
Poder360
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governo quer fazer a venda das ações da Eletrobras no dia 13 de junho deste ano. Antes, o governo precisa protocolar na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) o pedido de registro da oferta pública global das ações. A data prevista para isso é o dia 26 de maio.

O Poder360 teve acesso a um calendário interno do governo atualizado nesta 4ª feira (18.mai.2022), dia em que o TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou o processo de desestatização.

Entretanto, o calendário está sujeito a mudanças e atrasos devido a processos judiciais que estão sendo protocolados por entidades de ativistas ligados à estatal e por congressistas. Eles pedem a paralisação do trâmite, afirmam que há ilegalidades durante o processo.

Nesta 4ª feira (18.mai), os ministros avaliaram a modelagem tanto da oferta primária de ações quanto da secundária, da União. Ambos visam à redução da participação do governo no capital social da companhia, de aproximadamente 72% para menos de 45%.

O road show, viagem ao exterior para tentar atrair investidores estrangeiros para comprar parte das ações da companhia, começaria no dia 27 de maio e terminaria em 8 de junho, segundo o calendário.

Há preocupação do governo em atrair investidores neste período devido à elevação da taxa de juros nos Estados Unidos e à coincidência com as férias de verão no hemisfério Norte, quando os mercados ficam menos aquecidos. A entrada da documentação para protocolar na SEC (Securities and Exchange Commission, espécie de CVM dos Estados Unidos) deve acontecer no dia 9 de junho.

Outra agenda no exterior, a venda dos recebidos de ações (em inglês ADRs) está marcada para o dia 10 de junho. A assembleia geral extraordinária para tratar dos contratos de concessão da Eletronorte e da Furnas está agendada para o dia 15 de junho. A outra reunião para deliberar sobre a concessão da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) deve acontecer no dia 22 de junho.

FONTE/CRÉDITOS: Poder360
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!