Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Primeira vaca clonada na Rússia abre esperança para a produção de leite sem lactose

Aos 14 meses, o bezerro tem quase meia tonelada e parece perfeitamente saudável com o ciclo reprodutivo

Primeira vaca clonada na Rússia abre esperança para a produção de leite sem lactose
Reprodução/ Pexels
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Cientistas russos do Ernst Federal Science Center for Animal Husbandry, da Universidade Estadual de Moscou, e seus colegas anunciaram que a primeira vaca clonada do país completou um ano de idade.

A vaca clonada, ainda sem nome, pesava cerca de 63 quilos quando nasceu em abril de 2020. Desde então, ela foi mantida em um recinto separado com sua mãe. Aos 14 meses, o bezerro tem quase meia tonelada e parece perfeitamente saudável com o ciclo reprodutivo.

A equipe conseguiu remover as proteínas responsáveis ​​pela beta-lactoglobulina, que causa intolerância à lactose. Isso cria esperança de produzir o primeiro leite hipoalergênico para pessoas que sofrem de má absorção de lactose.

No estudo publicado na revista  Doklady Biochemistry and Biophysics, cientistas russos conseguiram produzir a vaca clonada usando transferência nuclear de células somáticas (SCNT) e fibroblastos embrionários como doadores de núcleos. O SCNT significa que um núcleo de um doador de células regulares é transferido para um óvulo, mas seu núcleo é removido.

Petr Sergiev, um dos autores do estudo, disse que décadas de clonagem acumularam conhecimento sobre a tecnologia que resultou na clonagem de vacas e no leite hipoalergênico de hoje.

Sergiev explica que clonar uma vaca é um teste para a produção de animais com edição genética. Eles usaram a tecnologia para identificar os dois genes responsáveis ​​pela beta-lactoglobulina no genoma bovino para obter uma linha de fibroblastos embrionários geneticamente editados que serão usados ​​para SCNT e, com sorte, produzirão uma geração de vacas que podem produzir leite hipoalergênicos.

Afinal, o objetivo final do desenvolvimento da vaca clonada é criar um rebanho de vacas que possam produzir naturalmente leite sem lactose para pessoas com problemas de má absorção de lactose. No entanto, Sergiev disse que desenvolver essa tecnologia não é um processo 100% certo.

FONTE/CRÉDITOS: Isto É Dinheiro

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!