Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

PoderData: 28% dos eleitores de Ciro não estão seguros de que votarão nele

Pesquisa mostra que, no caso de Simone Tebet (MDB), 24% consideram que ainda podem mudar de opinião

PoderData: 28% dos eleitores de Ciro não estão seguros de que votarão nele
RBA
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (15), mostra que 28% dos eleitores que hoje declaram voto no candidato a presidente da República Ciro Gomes (PDT) dizem não ter certeza de que vão mesmo votar no pedetista em 2 de outubro. O resultado é próximo dos 24% de eleitores de Simone Tebet (MDB) que também consideram que ainda podem mudar de opinião. 

O resultado indica que, a depender do comportado desses eleitores incertos, o desfecho da campanha presidencial pode ocorrer ainda no primeiro turno. Isso porque esse universo de eleitores indecisos é considerado importante, sobretudo, para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Candidato ao terceiro mandato e em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, Lula vem fazendo, neste momento, um grande esforço para crescer entre o eleitorado. Isto é, conquistar apoios de eleitores de outros candidatos para tentar vencer o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, ainda no primeiro turno. 

Na pesquisa PoderData, juntos, Ciro e Simone têm 13% dos votos. No mesmo levantamento, Lula aparece na liderança, com 43%. Para vencer já no primeiro turno, Lula precisaria de pelo menos oito pontos a mais de voto. De acordo com a Justiça Eleitoral, é preciso atingir 50% mais um voto, no mínimo, para a definição do pleito. 

Quadro geral

A pesquisa também indica que, de forma geral, apenas 11% dos eleitores afirmam que podem mudar de ideia e escolher outro candidato. A maioria, 84%, respondeu ter certeza de que vai manter a atual escolha de voto para presidente. O total está dois pontos percentuais acima do estudo anterior, publicado na semana passada. Outros 5% não souberam. Para aferir a taxa de certeza do voto, o PoderData questionou primeiro a cada entrevistado sobre como votará no 1º turno. Para, em seguida, perguntar se ele tem certeza da escolha ou se cogita mudar de ideia até as eleições.

Na comparação com a pesquisa anterior, a nova amostra do PoderData indicou estabilidade na corrida presidencial em relação ao primeiro turno. Com os mesmos números da semana anterior, o candidato do PT segue com seis pontos percentuais de vantagem em relação a Bolsonaro, que obteve 37% das intenções de voto. Ciro Gomes tem 8% e Simone Tebet está com 5%. 

A pesquisa é realizada pelo grupo Poder360 Jornalismo. Foram entrevistados, por meio de ligações para celulares e telefones fixos, 3.500 eleitores de 298 municípios nas 27 unidades da federação. A margem de erro também é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa também está registrada no TSE sob o protocolo BR-02955/2022.

FONTE/CRÉDITOS: RBA

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!