Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Paraná se prepara para liderar produção nacional de hidrogênio renovável

O futuro sustentável parece ser uma das principais aspirações do Paraná em diferentes segmentos.

Paraná se prepara para liderar produção nacional de hidrogênio renovável
gazetadopovo
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O futuro sustentável parece ser uma das principais aspirações do Paraná em diferentes segmentos. Para isso, o estado tem se preparado com a elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação industrial no campo do hidrogênio renovável.

Também chamado de hidrogênio verde, o insumo pode ser obtido a partir da separação das moléculas de hidrogênio e oxigênio da água. Tal processo, conhecido por eletrólise, permite que o hidrogênio seja estocado e comprimido como um gás e é muito utilizado na aviação civil e, inclusive, em automóveis.

Quase metade da energia elétrica produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. A matriz elétrica brasileira é uma das mais renováveis do mundo com uma proporção de 48%, número três vezes maior que a média mundial. E o Paraná busca alternativas para se transformar em player mundial (relevante no ramo).

De acordo com Herlon Goelzer, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado (IDR-Paraná), o mundo está entrando na era dos produtos biocombustíveis avançados - entre os quais o hidrogênio renovável. Ele afirma que a transição energética e a descarbonização na prática já estão em curso no Paraná e destaca o biogás como a modalidade mais eficaz para a produção de hidrogênio. “Se queremos uma modalidade que resolve passivo ambiental de forma sustentável e gera economicidade a quem produz, devemos seguir pela escolha do biogás. Seja na geração de energia elétrica, térmica ou na conversão de fertilizantes para uso agrícola”.

FONTE/CRÉDITOS: gazetadopovo
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!