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Obras de duplicação da BR 163 entre Toledo e Marechal tem prazo para dezembro desse ano

No momento já foram executados 88,50% das obras

Obras de duplicação da BR 163 entre Toledo e Marechal tem prazo para dezembro desse ano
catve.com
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O DNIT informa que, no Paraná, na BR-163, entre os municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon, as obras de duplicação continuam em ritmo acelerado, com prazo de término para dezembro/2023. No momento já foram executados 88,50% das obras. No valor total previsto de R$ 306,5 milhões, já foram investidos, aproximadamente, R$ 272.000.000,00.

De acordo com o cronograma, nos próximos meses, serão realizados os seguintes trabalhos: execução de terras armadas no km 272 e 274; pavimentação da pista tronco; terraplanagem, serviços de drenagem, execução de marginais e, por último, a construção de dois novos viadutos, no km 272 e 274, ambos em Marechal Cândido Rondon.

A importância da rodovia:

Seguindo a noroeste pelo restante da BR-163, situa-se o estado do Mato Grosso do Sul e o Paraguai. Seguindo-se para a direção sudeste, encontram-se outras rodovias federais que fazem uma ligação que atravessa, transversalmente, todo o estado do Paraná até o litoral, passando pela capital Curitiba, escoando todo o tipo de produção do estado e também propiciando um caminho para o turismo.

O volume de tráfego, principalmente de veículos de carga, aumenta próximo ao Município de Marechal Cândido Rondon, por se tratar de uma região que possui como principal atividade econômica a agropecuária, conclui-se que a rodovia apresenta um potencial atrativo muito grande por ser uma rodovia longitudinal, interligando regiões do mesmo estado, e juntamente com outras rodovias, faz a ligação entre os estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, lembrando ainda a proximidade de outro país, o Paraguai, aumentando a atratividade para turistas e o comércio.

Objetivos do projeto

O projeto adota a reformulação de interseções, melhorias em raios de curvatura - para proporcionar melhor visibilidade dos condutores -, e a implantação de vias marginais em locais de perímetro urbano - para a coleta do tráfego para um ponto de acesso à via principal -, aumentando a segurança dos usuários e melhoria na capacidade da rodovia.

O DNIT informa ainda que no km 33 da BR-277, as obras emergenciais de reconstrução do pavimento continuam em bom ritmo. Nesta semana, para o término e conclusão de mais uma pista sentido litoral, estão sendo realizados serviços de drenagem, segurança viária e sinalização.

FONTE/CRÉDITOS: catve.com

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