No domingo, 26 de abril, o Espaço Cultural Acult recebeu o colóquio “O Cinema como Registro de Memória em Bacurau e O Agente Secreto”, promovendo um debate sobre o papel da produção cinematográfica na construção e preservação da memória. Os filmes analisados, dirigidos por Kleber Mendonça Filho, são reconhecidos pela abordagem crítica e pelo destaque no cenário nacional e internacional. Entre eles, “O Agente Secreto” representou o cinema brasileiro no Oscar deste ano.
A atividade foi conduzida pelo cineasta Vander Colombo, de Cascavel, responsável por diversos trabalhos audiovisuais, entre eles o documentário “Os Três Alves”, que retrata a trajetória dos irmãos Alves e, de forma mais ampla, a história do povo Avá-Guarani no Oeste do Paraná.
Organizado pelo Núcleo de Historiadores em parceria com o Projeto Cine Acult, o colóquio teve como objetivo oferecer fundamentação teórica para iniciativas culturais em andamento, além de se consolidar como um espaço de diálogo com a comunidade e de democratização do conhecimento.
Durante o encontro, Vander Colombo apresentou um panorama da história do cinema, destacando cineastas relevantes ao longo do século XX, até chegar ao contexto do cinema brasileiro contemporâneo. A partir dessa contextualização, foi realizada a análise dos filmes sob a perspectiva da memória, estimulando reflexões sobre a relação entre história, narrativa e sociedade.
A abordagem proposta permitiu aos participantes exercitar o pensamento crítico, especialmente no que diz respeito à forma como a história é construída, representada e compreendida no cotidiano. Nesse contexto, o cinema foi destacado como uma importante ferramenta para os estudos históricos, tanto no registro quanto na análise pedagógica.
Além disso, o colóquio oportunizou reconhecer o potencial do audiovisual como recurso metodológico no ensino, contribuindo para tornar as aulas mais dinâmicas e acessíveis, especialmente no campo da História, ao lado de outras linguagens, como a fotografia.
De acordo com o retorno dos participantes e organizadores, a atividade foi bem recebida, principalmente entre professores, ao promover formação e aprendizado. A coordenação destaca ainda que as atividades do Núcleo de Historiadores são realizadas mensalmente, de forma gratuita e abertas à comunidade.
Ao promover o encontro entre cinema, história e comunidade, o colóquio reafirma o papel da cultura como instrumento de reflexão e transformação social. Em tempos em que as narrativas disputam espaço e significado, iniciativas como essa fortalecem o olhar histórico e garantem que a memória continue sendo construída de forma coletiva e consciente
Fotogtrafias: Thyago Scheffer, Anadir Fochezatto e Fernanda Vieira Marques
Comentários: