Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Novembro Vermelho: Dentista alerta sobre os sintomas do Câncer de Boca

O Novembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção do câncer de boca, junta-se ao Novembro Azul

Novembro Vermelho: Dentista alerta sobre os sintomas do Câncer de Boca
Assessoria
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 
 
O Novembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção do câncer de boca, junta-se ao Novembro Azul enfatizando a importância dos cuidados da saúde do homem. Esse tipo de câncer atinge mais a população masculina.
 
Com o objetivo de combater precocemente a doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) promove durante o mês várias ações voltadas para esse público-alvo. Entre elas, palestras sobre câncer de boca, lives com especialistas e contato direto com os agentes municipais, a fim de desenvolver atividades junto às Unidades Básicas de Saúde.
A dentista e coordenadora de saúde bucal de Santa Helena, Maysa Paula Terol Vivas, faz um alerta sobre a importância do autoexame para identificar possíveis sintomas da doença e também da necessidade procurar um dentista periodicamente para identificar esta e também demais patologias.
 
“O câncer de boca também pode levar à morte e as pessoas precisam saber disso. A Campanha Novembro Vermelho chama a atenção da população em geral para esse tipo de doença e suas implicações que decorrem principalmente do tabagismo, uso excessivo de álcool, infecção pelo HPV e também exposição frequente ao sol," pontua.
Ela lembra que a população de Santa Helena tem à disposição as Unidades Básicas de Saúde da sede e distritos que são dotadas de profissionais em saúde bucal sendo necessário apenas efetuar o agendamento: "É importante que as pessoas verifiquem a boca se há feridas que não cicatrizam, uma afta que não quer sarar ou qualquer outro sintoma anormal e no caso deste tipo de ocorrência, a orientação é procurar atendimento o mais breve possível," orienta.
 
Estatísticas
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos no Brasil em 2020 foi de 15.190 casos, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres. No Paraná, o número chega a quase mil casos. Esse tipo de câncer é o quinto mais frequente entre homens e o sétimo em mulheres.
 
Sinais
O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo dela. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.
 
Campanha
O Novembro Vermelho foi criado em 2019 por meio de uma lei estadual e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater o câncer de boca, enfatizando a sua gravidade, a necessidade de cuidados e o diagnóstico precoce.
FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!