Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

MPF questiona WhatsApp sobre lançamento de recurso que permite 'megagrupos'

Na última sexta-feira (18), plataforma anunciou a estreia global da ferramenta Comunidades, mas adiou seu funcionamento no Brasil

MPF questiona WhatsApp sobre lançamento de recurso que permite 'megagrupos'
Mundo Conectado
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo questionou o WhatsApp sobre a possibilidade de adiar o lançamento da ferramenta "comunidades" para o início de 2023. No despacho obtido pelo UOL, a Procuradoria questiona os possíveis impactos do novo recurso na difusão de desinformação dentro da plataforma. O "comunidades" funcionaria como uma espécie de "guarda-chuva", abrangendo diversos grupos sobre o mesmo tema. O recurso chamou a atenção de autoridades brasileiras, que temem o avanço do compartilhamento de fake news.

Em resposta, o WhatsApp disse que só lançaria o novo recurso no Brasil após as eleições. A plataforma deu o mesmo recado ao então presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Roberto Barroso ainda em fevereiro. No ofício enviado à plataforma, o MPF pergunta sobre a possibilidade de adiar o lançamento do recurso para 2023 "considerando os riscos que um aumento de viralização de conteúdos potencialmente desinformativos pode trazer para os direitos fundamentais de participação política dos cidadãos assim como a integridade das instituições democráticas nacionais". 

A Procuradoria cita o episódio da invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, que ocorreu após as eleições, mas antes da posse presidencial. O MPF também cobra explicações da plataforma sobre os impactos das "comunidades" no enfrentamento à desinformação dentro da plataforma e quais medidas o WhatsApp planeja adotar para "compensar" os riscos de uma flexibilização aos limites de compartilhamento de conteúdos virais dentro do aplicativo.

"Tendo em vista que tal funcionalidade pode ter por consequência, entre outras, uma diminuição drástica dos limites hoje vigentes para encaminhamento de mensagens por seus usuários, e ir na contramão das diversas medidas que essa plataforma listou ao Ministério Público Federal como soluções adotadas para enfrentar comportamentos abusivos de impulsionamento em massa de conteúdo potencialmente desinformativo, uma manifestação a esse respeito pode impactar a avaliação geral da plataforma no âmbito do inquérito civil público ora em curso"

Ministério Público Federal, em ofício enviado ao WhatsApp.

FONTE/CRÉDITOS: UOL
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!