Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Modelo paranaense de banco de alimentos poderá ser replicado em outros estados

Na base deste termo de cooperação está a adoção de ações educativas entre as Centrais de Abastecimentos (Ceasas) dos estados

Modelo paranaense de banco de alimentos poderá ser replicado em outros estados
gazetadopovo
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os governos federal e estadual do Paraná assinaram, nesta terça-feira (1º), um termo de cooperação técnica para criar, em esfera nacional, um programa de segurança alimentar semelhante ao Banco de Alimentos Comida Boa. O objetivo é replicar a iniciativa paranaense em outros estados do país.

Na base deste termo de cooperação está a adoção de ações educativas entre as Centrais de Abastecimentos (Ceasas) dos estados. Além disso, estão previstas melhorias na captação e distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.

No modelo paranaense de banco de alimentos, os produtos que mesmo em boas condições de consumo não são vendidos na Ceasa são processados por presos em processo de ressocialização. O resultado são sopas, caldos e sucos, que possibilitam uma maior vida útil a esses alimentos. Dentro do programa Comida Boa, esses produtos são distribuídos para entidades assistenciais.

“Foi um aprendizado o que eu vi aqui. Além de reduzir o desperdício e disponibilizar alimento bom e saudável para quem precisa, encontrei um programa que tem o aspecto social como prioridade, com pessoas que estão cumprindo penas, mas que trabalham, dão renda para família e reduzem penas, o que também contribui para evitar a reincidência”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Além do ministro, assinaram o acordo o governador do Paraná em exercício, Darci Piana; o secretário de Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara; e o presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz, que também é presidente da Associação Brasileira das Ceasas.

FONTE/CRÉDITOS: gazetadopovo
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!