Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Credores pressionam e advogado da Agrícola Rambo se pronuncia: “Estamos buscando soluções”

A Agrícola Rambo arrendou suas instalações para a empresa BMG, subsidiária de uma multinacional BFC, mas deixou para trás pendências

Credores pressionam e advogado da Agrícola Rambo se pronuncia: “Estamos buscando soluções”
O Presente
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Terminadores de suínos e produtores de milho da região se reuniram nesta quinta-feira (17), mais uma vez, em frente à antiga Agrícola Rambo, atual BMG, em Entre Rios do Oeste, para protestar contra o atraso no pagamento de dívidas. O movimento teve início na segunda-feira (14).

A Agrícola Rambo arrendou suas instalações para a empresa BMG, subsidiária de uma multinacional BFC, mas deixou para trás pendências com agricultores e pecuaristas, que têm dinheiro para receber da entrega de suínos e cereais, principalmente milho.

Diante da pressão dos credores, hoje o advogado Cesar Leal, representante da Agrícola Rambo, compareceu ao local para conversar com os terminadores de suínos e produtores de milho que se aglomeram em frente à empresa.

Segundo ele, estão sendo buscadas soluções para este momento de grave crise na suinocultura.

“Queremos tentar chegar a uma situação que não prejudique o direito de terceiros. Quem vendeu milho, prestou serviços, quem terminou animais tem o seu direito de receber e esse direito não é questionável. O que estamos tentando fazer é o equilíbrio dentro de um planejamento para que todos possam, equitativamente, da maneira mais justa possível, receber seus haveres dentro das condições que os negócios da empresa permitem. Nós estamos fazendo uma contenção de crise, de um problema que não foi criado nem pelos produtores de milho, nem pelos terminadores de suínos. Estamos em um problema que afetou a suinocultura nacional”, explicou.

De acordo com ele, os pagamentos também não estão garantidos. “As atividades da empresa foram passadas a terceiros, mas os negócios estão acontecendo ainda. Não tivemos uma finalização deste negócio. Os terceiros vão cumprir o que foi acordado, mas posso dizer que quem tem haveres dentro deste planejamento, não estou dizendo que haverá pagamentos, não tenho autoridade para falar sobre isso, mas que os produtores de milho que forneceram para a agrícola Rambo, que terminaram animais também, que tinham negócios”, afirmou o advogado.

Versão da BMG

O advogado Douglas Augusto Fontes França expôs a versão da BMG, que também quer ver os problemas solucionados, pois, em tese, o grupo de produtores é potencial cliente da empresa, que desde que arrendou da Rambo, tem cumprido com os compromissos financeiros junto à classe de agricultores e pecuaristas.

Alguns produtores, individualmente, já entraram na Justiça para tentar reaver o dinheiro que lhes cabe. Se houver qualquer decisão judicial a favor dos credores, a empresa que arrendou da Agrícola Rambo pode começar a pagar as dívidas, ao invés de repassar o dinheiro do negócio para a empresa que deve aos agricultores.

Os produtores prometem não arredar o pé das cercanias da empresa, até que uma solução mais clara seja apontada para a resolução dos problemas.

Especula-se que o montante de débito gira na casa dos R$ 25 milhões a R$ 30 milhões, mas, de acordo com integrantes do movimento, o “rombo” pode ser bem maior.

Ainda na segunda-feira foi enviada uma nota de esclarecimento por parte da Agrícola Rambo, assumindo a situação, mas não estipulando prazos de pagamento aos credores. Segue a íntegra:

NOTA OFICIAL E MANIFESTAÇÃO PÚBLICA A CREDORES

A COMERCIAL RAMBO, diante do agravamento da crise jamais vista na suinocultura nacional, que resultou da elevação nos custos de produção, concomitantemente à queda acentuada no preço do suíno vivo, desde o final do segundo semestre de 2021, RESOLVEU TOMAR MEDIDAS DE EFEITO IMEDIATO E A MÉDIO PRAZO NA TENTATIVA DE MANTER SEUS COMPROMISSOS

PERANTE TERCEIROS, em especial junto aos fornecedores de milho.

Há dias, adotamos um PLANO DE GESTÃO E CONTENÇÃO DE CRISE, o qual culminou em uma negociação com a empresa BMG FOODS IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA., que assumiu a Administração da estrutura da COMERCIAL RAMBO, sob arrendamento, por período determinado, assim como na aquisição de praticamente todo o nosso plantel de animais, com pagamento a prazo, sendo resguardados os direitos de todos os produtores de suínos com os quais mantínhamos negócios há anos, sem qualquer tipo de problema.

COM RELAÇÃO AOS DÉBITOS JUNTO A FORNECEDORES DE MILHO

para ração animal, com os quais a COMERCIAL RAMBO sempre manteve seus pagamentos em dia, até o agravamento desta grave crise atual da suinocultura, PEDIMOS A COMPREENSÃO DE TODOS, enquanto administramos os impactos negativos diretos na questão financeira dos nossos negócios.

Com ajuda, esforço e empenho de mais de uma centena de granjas parceiras, por vários anos geramos centenas de empregos, direta e indiretamente, e sempre nos mantivemos adimplentes em nossos pagamentos.

Porém, neste momento, pedimos a compreensão de todos, enquanto tomamos medidas urgentes e imediatas para atenuar os prejuízos financeiros junto aos terceiros com os quais negociamos.

Contamos e agradecemos este apoio, na certeza de que iremos passar por essas turbulências econômicas de imensa gravidade econômica, como é de conhecimento de todos, o que nos levou a adotar medidas de contenção para ter as condições de honrar com todos os nossos compromissos, passados, atuais e futuros.

Por fim, compreendemos toda e qualquer MANIFESTAÇÃO PACÍFICA de qualquer dos nossos credores, individual ou em grupo, e ASSUMIMOS O COMPROMISSO DE, A PARTIR DESTA SEMANA, INICIARMOS O

PAGAMENTO AOS CREDORES, CHAMANDO UM A UM, a fim de efetuarmos o devido acerto dos valores devidos, de acordo com a disponibilidade dos recursos destinados a esses pagamentos.

Nestes termos, agradecemos a compreensão de todos!

COMERCIAL RAMBO

Entre Rios do Oeste, PR, 14 de março de 2022.

 

FONTE/CRÉDITOS: O Presente
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!