Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Covid-19: Paraná distribui dose reforço a crianças de 5 a 11 anos

A orientação do novo reforço foi oficializada em janeiro pelo Ministério da Saúde

Covid-19: Paraná distribui dose reforço a crianças de 5 a 11 anos
oparana
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) iniciou ontem (15) a distribuição para as 22 Regionais de Saúde das vacinas Pfizer pediátrica, baby e bivalente contra a Covid-19. Com a descentralização, o Paraná iniciará nos próximos dias a aplicação da dose de reforço para o público de 5 a 11 anos. Anteriormente, essa dose era autorizada apenas para os adultos e adolescentes.

A orientação do novo reforço foi oficializada em janeiro pelo Ministério da Saúde, por meio da nota técnica n° 406/2022. Na ocasião, a Sesa orientou que os municípios que possuíam estoques suficientes dessa vacina já poderiam aplicá-la nesse público. O reforço é recomendado para as crianças de 5 a 11 anos que receberam o esquema vacinal inicial com a Pfizer pediátrica e também com a Coronavac. Em ambos os casos, a dose de reforço deverá ser feita exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica após um intervalo mínimo de quatro meses após a segunda dose.

“Poucos municípios conseguiram de fato iniciar essa aplicação por conta da escassez de doses. Com essa nova entrega por parte do governo federal, a Sesa orienta e alerta sobre a importância em manter o esquema vacinal completo para evitar complicações, hospitalizações e mortes causadas pela Covid-19”, disse o secretário de Saúde, César Neves.

Distribuição

Seguindo a estratégia de vacinação do Programa Nacional de Imunizações, a distribuição contempla 187.420 doses pediátricas, sendo que outras 66.530 ficaram armazenadas no Cemepar (Centro de Medicamento do Paraná), em Curitiba, para completar o esquema vacinal.

No caso dos imunizantes bivalentes, são 87.840 doses direcionadas ao público da fase 1 (idosos acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas);

Também serão descentralizadas 66.670 doses da Pfizer Baby para o início do esquema vacinal de crianças de 6 meses a 4 anos de idade.

FONTE/CRÉDITOS: oparana

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!