Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Copel faz operação para regularizar cabos em Santa Helena

Ação integra plano de operações no Oeste do PR, onde a companhia já retirou cerca de 30 toneladas de cabos irregulares na região

Copel faz operação para regularizar cabos em Santa Helena
Portal da Cidade Santa Helena
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta segunda, dia 16 de outubro, a Copel inicia uma operação de regularização de cabos de telecomunicações em Santa Helena. O trabalho abrange a área urbana do município como um todo. A iniciativa tem como objetivo retirar cabos que estejam soltos, pendurados, que apresentem outras irregularidades ou ofereçam risco à população. 

A ação foi planejada após uma reunião de representantes da Copel com a Prefeitura de Santa Helena. Todas as empresas de telefonia que possuem cabeamento na região foram notificadas antecipadamente para que regularizem suas estruturas. Se não houver o cumprimento dessas ações, as equipes da companhia farão a retirada dos cabos irregulares.  

AÇÕES NO OESTE

Desde que começou a realizar operações de regularização do cabeamento de dados e telefonia no Oeste do Paraná, em abril de 2023, a Copel já retirou aproximadamente 30 toneladas de cabos pendurados, caídos ou que apresentavam outras irregularidades. Já foram realizadas ações em Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Assis Chateaubriand e Terra Roxa. 

COMPARTILHAMENTO DE ESTRUTURAS

Em todo o país, o uso dos postes pelas redes de energia, telefonia e dados segue normas definidas pelas agências reguladoras de telecomunicações (Anatel), e de energia elétrica (Aneel). Por lei, as empresas de energia devem conceder o uso das estruturas: na configuração de instalação em um poste, as redes de média e baixa tensão estão dispostas na parte superior, e os cabos de telecomunicações e dados na parte inferior dos postes.   

A manutenção dos fios de telefone, internet e TV a cabo cabe às respectivas operadoras, que podem ser notificadas, e até multadas, pela Copel quando usam de maneira inadequada as estruturas compartilhadas.  

Em 2022, a Copel criou um departamento voltado exclusivamente à gestão dos postes e à resolução das situações irregulares. O departamento de compartilhamento de estruturas atua em contato com as operadoras de telefonia e dados, com prefeituras municipais e demais instituições interessadas, como o Procon. No início de 2023, a área foi reforçada por equipes de eletricistas, contratados em todo o Paraná para atuar na regularização dos cabos 

DENÚNCIA DE CABOS IRREGULARES

Ao se deparar com cabos pendurados ou caídos, a população pode comunicar à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. A companhia vai notificar a empresa responsável para que regularize o cabeamento e, se houver algum risco à população, a Copel vai enviar uma equipe própria para regularizar a situação. Paralelamente, diante de eventual interrupção no serviço de telefonia e internet em decorrência da retirada de cabos irregulares, a população deve procurar a sua operadora para restabelecer o fornecimento do serviço.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!