Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Convênio vai fortalecer agroecologia em assentamentos da Reforma Agrária no Paraná

Ação é de Itaipu Binacional, Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná e Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Convênio vai fortalecer agroecologia em assentamentos da Reforma Agrária no Paraná
brasildefatopr
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Foi feita a assinatura simbólica, nesta quinta (15), do convênio “Semeando Gestão e Fortalecendo a Organização Produtiva Sustentável”, entre Itaipu Binacional, Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná (CCA-PR) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

A parceria, que inclui o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), vai beneficiar 3.500 famílias de agricultores familiares assentados em todo o estado do Paraná, organizadas em 31 entidades (cooperativas e associações). A previsão é que sejam investidos R$ 80 milhões até 2027. O objetivo é fortalecer os processos de gestão das cooperativas e de organização produtiva das famílias agricultoras, com ênfase na produção sustentável, para que elas tenham acesso a políticas públicas e mercados.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, ressaltou a importância do convênio observando que o acesso ao crédito e à assessoria técnica é muito difícil quando se trata da agricultura familiar. “Então, esse é um projeto com olhar para 2030. Esse é o caminho. A produção orgânica, a agroecologia é uma pauta que hoje se impõe”, destacou.

Para o presidente da CCA-PR, Fábio Herdt, a falta de assistência técnica nos assentamentos dificulta a produção. “Para se ter uma ideia, a última assistência técnica do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] para os assentamentos foi em 2014. Então esse convênio vai atender toda essa demanda dos agricultores que estão em transição para a agroecologia”, afirmou.

O convênio faz parte do Programa Itaipu Mais que Energia e atende os princípios da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que contribui para a elevação da produção, produtividade e qualidade de produtos e serviços rurais, por meio de capacitação e apoio financeiro.

Participaram da cerimônia os deputados estaduais Goura (PDT), Professor Lemos (PT) e Arílson Chiorato (PT), além dos deputados federais Gleisi Hoffmann (PT), Zeca Dirceu (PT) e Elton Welter (PT).

FONTE/CRÉDITOS: brasildefatopr
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!