Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Com onda de crimes e violência, Oeste espera “reação robusta” das autoridades

A reivindicação é por um plano de ação para conter as investidas da criminalidade, com o destacamento de mais agentes e equipamentos

Com onda de crimes e violência, Oeste espera “reação robusta” das autoridades
UOL
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Oeste do Paraná é uma das regiões mais importantes no cerne econômico e político para o Paraná. Entretanto, a população tem se sentido vulnerável por conta da onda de crimes e de violência verificada nos últimos meses em Cascavel e em alguns municípios da região.

Tanto que, recentemente, a Acic e o G8 – grupo formado pelas principais entidades do Município -, entregaram ao governador do Paraná, Ratinho Junior, um ofício com um relato sobre a preocupação da comunidade com os índices de ocorrências contra a vida e contra o comércio. A reivindicação é por um plano de ação para conter as investidas da criminalidade, com o destacamento de mais agentes e equipamentos.

Recentemente, o ranking de competitividade dos estados coloca o Paraná na quinta posição de qualidade na segurança pública. A evolução é de três posições em comparação com os levantamentos de 2020 e 2021. O Relatório Estatístico Criminal da Segurança Pública do Paraná mostra que nos primeiros três meses do ano, 254 cidades paranaenses não registraram homicídios. Isso representa 63% dos municípios do Estado.

A equipe de reportagem de O Paraná manteve contato com a Comunicação da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública) à procura de informações sobre investimentos previstos para serem feitos na região e um plano de ação como forma de combater com mais rigor a criminalidade. Em nota, a Secretaria informou que “o Paraná reforçou a força-tarefa de combate aos crimes fronteiriços, em especial ao tráfico de armas, drogas, contrabando e descaminho. Nos 139 municípios que abrangem a área de fronteira do Estado, foram intensificadas operações conjuntas e inauguradas novas sedes, além de investimentos em veículos e pessoal”.

Gabinete de Gestão

De acordo com a Sesp, foi reativado o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Estadual, com foco na troca de informações e na elaboração de medidas em conjunto entre órgãos estaduais, municipais e federais, a intenção é reforçar a integração entre as forças.

O Governo do Paraná investiu em veículos e equipamentos para as unidades de fronteira e rodovias. Foram entregues fuzis, munições e miras holográficas para serem usadas no armamento portátil disponível, possibilitando uma maior capacidade de resposta das equipes policiais. Foi realizada ainda a entrega de equipamentos de proteção como coletes balísticos, capacetes balísticos e capacetes de motociclista. Além disso, foram repassados rádios transceptores, impressoras, computadores, monitores, notebooks, cintos de guarnição, cadeiras, lanternas táticas e binóculos de visão noturna.

O Governo do Paraná destaca ainda outros aportes, como a inauguração de novas sedes das Companhias do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira em Santo Antônio do Sudoeste e Umuarama. Também iniciou a construção da Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira de Guaíra, em parceria com a Itaipu Binacional, que custeará a obra no valor de R$ 19,2 milhões. Além disso, foi construída a sede definitiva do Batalhão de Fronteira em Marechal Cândido Rondon, um investimento de R$ 32 milhões.

FONTE/CRÉDITOS: O Paraná
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!