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Com investimento de R$ 58,6 milhões, PR-317 será duplicada em Toledo (PR)

Serão implantadas novas pistas nos dois sentidos da rodovia, além de vias marginais, ciclovia e passeio para pedestres

Com investimento de R$ 58,6 milhões, PR-317 será duplicada em Toledo (PR)
estradas.com
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Publicado o edital de duplicação da PR-317, em Toledo, região Oeste do Paraná – denominada Avenida Egídio Gerônimo Munareto – do entroncamento com a BR-163 até o trevo com a Rua 1º de Maio, numa extensão de 3,29 quilômetros. O investimento será R$ 58.674.968,53.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a abertura de envelopes de preços será as 14h do dia 31 de maio, na sede do Órgão, em Curitiba (PR).

Toledo, com seus quase 150 mil habitantes, é um dos grandes polos produtivos da região Oeste, investindo tanto no agro quanto na indústria. Para garantir que o município continue crescendo, cabe ao poder público fazer investimentos como a duplicação da Avenida Egídio Gerônimo Munareto, que vai encerrar com um grave gargalo logístico que atrapalha empresas e o deslocamento dos moradores”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Segundo o DER, a obra prevê alargamento da pista existente para os dois lados e implantação de vias marginais em ambos sentidos. As faixas da via duplicada terão 3,60 m de largura, com faixa de segurança interna de 1 metro junto à barreira de concreto New Jersey, separando os sentidos, e acostamento externo de 2,50 metros.

As marginais terão pista única com 5 metros de largura, faixa de segurança no sentido do tráfego de 1 metro, e passeios para pedestres de 1,50 metro em ambos lados externos. A marginal direita também receberá ciclovia bidirecional de 2,50 metros de largura. O pavimento existente passará por fresagem e recomposição da capa asfáltica ou receberá nova pavimentação.

De acordo com o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti, este trecho da PR-317 é utilizado como acesso para várias indústrias, comércios e condomínios, concentrando tráfego de longa distância e tráfego local. “Com a duplicação vamos disciplinar o deslocamento de veículos, sendo o movimento local destinado às vias marginais e o transporte de carga realizado prioritariamente pela rodovia, reduzindo os congestionamentos e acidentes”, explica.

Para a drenagem de água das chuvas estão previstas sarjetas de concreto, valetas de proteção de aterro e corte, meios-fios com sarjeta ao longo dos passeios, além de bocas de lobo conectadas a uma rede coletora. O trecho conta atualmente com um bueiro simples tubular de concreto, que será substituído e passará a receber as águas da nova rede.

Também está prevista nova sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, de acordo com as novas pistas duplicadas e vias marginais, e serviços complementares, como plantio de grama, remoção de interferências, implantação de rampas de travessia para pedestres, entre outros. O prazo de execução da obra, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 360 dias.

Cense

A obra prevê também a pavimentação do acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo, próximo ao entroncamento com a BR-163, em uma extensão de 150 metros. Será uma pista simples com duas faixas de rolamento, além dos serviços de implantação de dispositivos de drenagem, sinalização e paisagismo.

FONTE/CRÉDITOS: estradas.com

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