Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Chuvas torrenciais levam Itaipu a reabrir vertedouro

Um ano e três meses depois, os vertedouros de Itaipu voltam a ser abertos como forma de escolar o excedente de água do reservatório

Chuvas torrenciais levam Itaipu a reabrir vertedouro
oparana
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um ano e três meses depois, os vertedouros de Itaipu voltam a ser abertos como forma de escolar o excedente de água do reservatório. A previsão é de que isso ocorre neste sábado. É o que informa o Departamento Técnico de Itaipu do lado paraguaio. A última vez que isso ocorreu foi em outubro de 2021, com 463 metros cúbicos por segundo (m³/s) vertendo pelas calhas localizadas na margem direita do Rio Paraná.

A manobra se deve às condições de armazenamento dos reservatórios a montante da hidrelétrica, o que torna necessária esta operação, tendo em vista que houve recuperação dos níveis dos principais reservatórios do sistema interligado brasileiro (SIN-BR) após a crise hídrica de 2021 a 2022, chegando a 65,8% de armazenamento até 11 de janeiro do corrente ano. Esse aumento significativo nos níveis de armazenamento deve-se principalmente às chuvas registradas desde o fim de novembro em grande parte do Brasil.

Durante as primeiras semanas de janeiro de 2023, as chuvas persistiram no território brasileiro. Apesar da ação do fenômeno climático La Niña, observado pelo terceiro ano consecutivo, o período úmido tem estado ativo com o registro de chuvas sucessivas, especialmente na região centro-sudeste e norte do Brasil. Por outro lado, esse fenômeno climático influenciou a falta de chuvas no sul da América do Sul (incluindo grande parte do Paraguai, sul do Brasil, Argentina e Uruguai).

O relatório técnico fornecido pela Binacional também indica que o aumento significativo dos níveis de armazenamento dos reservatórios obrigou o Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro a elaborar um plano de controle de enchentes e iniciar a descarga em muitas usinas hidrelétricas localizadas em diversas bacias hidrográficas. Em junho, o procedimento ocorreu na usina do Rio Madeira, na região Norte do Brasil. Em agosto, na Usina de Belo Monte e em setembro, na Bacia do Rio São Francisco. Nos próximos dias, está previsto o início da abertura do vertedouro na hidrelétrica de Tucuruí e nas hidrelétricas localizada nas cabeceiras do rio Paraná, especificamente na bacia do Rio Grande.

Esse procedimento indica a presença de sobras de energia no sistema brasileiro e nesse cenário. O escoamento será coordenado pela Superintendência de Operações de Itaipu e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro – ONS, e terão como resultado, além do controle do nível do reservatório, o controle das vazões, a fim de evitar, na medida do possível, o alagamento dos bairros a jusante de Itaipu e contribuir para a melhoria das condições de navegação no rio Paraná, principalmente a partir da confluência com o rio Paraguai.

Segundo as previsões climáticas, o fenômeno La Niña terminaria no primeiro trimestre de 2023, passando para a “fase neutra” nos meses seguintes. Independentemente dessa mudança de fase, o cenário de chuvas irregulares deve persistir em grande parte do centro-sul do continente sul-americano, incluindo a bacia do rio Paraná.

Nesse cenário, torna-se ainda mais importante manter a flexibilidade do reservatório, pois essa operação permite a geração de um volume de reserva para absorver eventuais cheias na região próxima ao reservatório de Itaipu.

A abertura das comportas proporciona um espetáculo único e é um evento almejado por todos que visitam a usina. Os interessados ​​em observar esse momento do mirante da margem direita poderão fazê-lo nos seguintes horários: 8h, 9h, 10h, 10h30; 13h10, 14h e 14h30, de segunda a domingo.

FONTE/CRÉDITOS: oparana

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!