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Asfalto no lado paraguaio na região do Porto Internacional de SH supera previsão

Administração caminha para garantir ampliação e melhorias internas, no acesso e em rodovias da região

Asfalto no lado paraguaio na região do Porto Internacional de SH supera previsão
Assessoria
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Uma recente missão do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) confirmou o avanço significativo das obras de pavimentação da rota PY21, trecho que parte do entroncamento com a superestrada (rota PY07) e chega a Porto Índio, no município de Mbaracayú do Alto Paraná (estado) no Paraguai. É o CAF quem financiou a obra que avança.

Uma das frentes que corresponde ao Lote 1 está 7,6% adiantada em relação ao cronograma oficial, ou seja, foram concluídos mais itens do que o planejado inicialmente. Este trecho começa na área de travessia de Itakyry e se estende por 27 km até a cidade de Mbaracayú.

Durante a visita, técnicos da CAF percorreram as obras e a empresa fiscalizadora se encarregou de apresentar os trabalhos realizados no local, bem como as obras complementares. Também foram verificados as máquinas e equipamentos, a pedreira, as britadeiras, estações de tratamento de solo, reservatórios de concreto e asfalto.

Atualmente, os principais itens em execução neste primeiro lote consistem em limpeza, desmatamento, execução de aterro, melhor colocação de subleito, base granular e irrigação. Além disso, colocação de bueiros transversais, colocação de estacas para fundação de pontes e transferência de linhas de energia.

A nova rodovia é construída em dois lotes , sendo que o Lote 1 tem 27 km e está a cargo da empresa Benito Roggio e Hijos S. A. sob supervisão do Consórcio Grimaux – Electroconsult; enquanto o Lote 2 compreende 33,3 km no total e é fiscalizado pelo Consórcio TYPSA – AII.

Um trabalho de integração regional

Esta infraestrutura rodoviária faz parte de um grande projeto que visa integrar a Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) que inclui a construção do eixo Hidrovia Paraguai – Paraná, Grupo 2: Tiete – Paraná (Itaipu), que envolve Paraguai e Brasil.

A IIRSA é um acordo entre 12 países sul-americanos, materializado por meio de 12 eixos de comercialização que incluem diversos projetos de infraestrutura.

Porto Internacional de Santa Helena

Em razão de toda movimentação para construção do asfalto no lado paraguaio, o Brasil, através do Porto Internacional de Santa Helena, aduana integrada, sob o olhar da Administração Municipal tem um olhar atento para as melhorias e ampliações necessárias diante da expectativa positiva do aumento significativo de fluxo comercial e turístico entre os dois países.

Além dos permanentes estudos, execução de obras e destinação de equipamentos, como o recente scanner instalado no local pela Receita Federal brasileira, reuniões internas feitas entre os organismos do Paraguai e do Brasil que atuam no Porto Internacional de Santa Helena, sinalizam o avanço nas melhorias necessárias.

O município de Santa Helena contratou uma instituição ligada à Universidade Federal de Santa Catarina, com expertise para fazer uma profunda análise de tudo que envolve a operacionalidade do porto, visando justamente ampliar as condições de garantir ainda mais o local como ponto de referência no comércio exterior entre o Brasil e o Paraguai. Dezenas de reuniões já foram feitas com inúmeros setores tanto do Brasil como do Paraguai, para formatar o que acontece atualmente e projetar o que precisa ser feito.

Outros pleitos, além das melhorias internas, dizem respeito à infraestrutura dos acessos e rodovias da região, que deverão aumentar muito a movimentação a partir da concretização do sonhado asfalto no lado guarani.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
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