Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Argentinos tomam as ruas e mostram força contra pacote neoliberal do governo Milei

Crise não pode ser pretexto para retirar direitos, diz central sindical

Argentinos tomam as ruas e mostram força contra pacote neoliberal do governo Milei
brasildefato
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

manifestação popular contra o pacote de ajuste neoliberal do presidente Javier Milei tomou conta das ruas de Buenos Aires e das principais cidades da Argentina nesta quarta-feira (24), dia em que uma greve geral paralisou o país. Os organizadores estimam que cerca de 600 mil pessoas foram às ruas na capital e 1,5 milhão em todo o país.

Segundo o governo federal, eram 40 mil em Buenos Aires e, para a polícia, 130 mil. Em depoimento enviado ao Brasil de Fato, a jornalista argentina Erika Gimenez, do portal ARG Medios, descartou as cifras. “O governo fala que havia 40 mil pessoas, mas isso é mentira. Tinha muito mais”, relata. Ela acusa a gestão de Milei de querer “vender o país”, e de uma forma muito rápida, já que o mandato começou há apenas 45 dias. “A Argentina tem um governo que não é defensor da maioria. Eles querem que os ricos fiquem mais ricos e os pobres, mais pobres”, analisa.
 
Apesar da troca de farpas entre sindicalistas e membros do governo na véspera, com ameaças de repressão com base no protocolo de segurança criado pela gestão Milei, foi um protesto pacífico, que buscou pressionar o Congresso para rejeitar as propostas do governo, no momento em que os deputados realizam discussões acirradas sobre o tema, pressionados pela bancada governista.
 
Milei, que pretendia levar suas propostas ao plenário ainda nesta semana, recuou e propôs que o novo prazo seja a próxima terça-feira (30). Diante disso, a esquerda já cogita uma nova greve geral para o mesmo dia. "Na próxima terça, diante da sessão marcada pela Câmara dos Deputados, a CGT deve convocar uma nova greve, que deve ser de 24 horas e com mobilização", postou no X o deputado Gabriel Solano, do Partido dos Trabalhadores.
 
No final da tarde, o presidente recebeu na residência oficial de Olivos a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, para uma avaliação sobre como transcorreu o dia de protestos e como o governo deve se articular a partir de agora para tentar colocar em prática seu programa.

Hector Daer, secretário-geral da CGT (Confederação Geral do Trabalho), que convocou a paralisação desta quarta, destacou em discurso que a manifestação reuniu pessoas de diversos espectros políticos, inclusive membros e apoiadores do partido União Cívica Radical (UCR), conservadores que representam uma das linhagens mais tradicionais da política argentina.

“Todos, unidos e organizados, vamos fazer essa luta para termos êxito na derrubada do DNU e na rejeição da Lei Ônibus”, afirmou, em referência ao decreto e ao projeto de lei apresentados por Milei logo no início de seu mandato. “Não vamos dar nenhum passo atrás. Viva o movimento trabalhista argentino!”, disse.

Embora as imagens da transmissão do evento mostrem predominância de partidários do peronismo, grupo político rival do radicalismo, ligado ao sindicalismo e derrotado por Milei na eleição, o dirigente radical Ricardo Alfonsín estava presente e explicou o motivo pelo qual seus correligionários também devem aderir ao movimento.

“Nós não vivemos com dignidade, ainda falta muito. Mas o problema é que o Milei quer exatamente o contrário. Quer um país neoliberal, em que as grandes corporações ditem as políticas econômicas. Como não estaríamos aqui hoje, como os radicais não estariam?”, questionou. Alfonsín afirmou que o DNU é inconstitucional, por isso deve ser rejeitado, e que Milei deve seguir os trâmites previstos na legislação se quiser mudar leis. “Não é sério apresentar um projeto de mais de 300 leis para ser tratado em 15 dias”, disse, a respeito do "pacotaço" de projetos de lei conhecido como Lei Ônibus.

Em nota oficial, a CGT declarou que a manifestação foi realizada em defesa dos direitos, da divisão de poderes, da democracia e da Constituição Nacional. “Nenhum trabalhador pode ignorar a crise social e econômica que estamos vivendo. A inflação corrói os salários e dispara os preços a níveis inacessíveis, mas nenhuma crise pode servir de oportunidade para se arrasar com os direitos fundamentais de todos os argentinos”.

Pelas redes sociais, a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, acusou os grevistas de estarem interessados em defender privilégios: “Sindicalistas mafiosos, gerentes da pobreza, juízes cúmplices e políticos corruptos, todos defendendo seus privilégios, resistindo à mudança pela qual a sociedade decidiu democraticamente e que o presidente Milei lidera com determinação. Não há greve que nos detenha, não há ameaça que nos amedronte”.

A nota da CGT respondeu essa acusação. "Que ninguém se engane. Não defendemos privilégios, nem benefícios especiais. Defendemos o direito de trabalhar dignamente, a uma aposentadoria digna, o direito à proteção social, o direito à saúde, ao desenvolvimento econômico, à exploração de nossos recursos naturais, o direito de nos manifestarmos e protestarmos, ao desenvolvimento cultural e científico."

Germátwitn Martinez, presidente da coalizão peronista União pela Pátria, criticou Milei por “viver de costas para o Congresso” e ameaçar os governadores de suspender transferências para seus estados caso não apoiem seu pacote de ajuste.

O principal líder dos caminhoneiros, Pablo Moyano, dedicou parte de seu discurso a criticar a proposta de privatizar estatais, dirigindo-se aos deputados. "Irmãos, vocês não podem votar a privatização. Vão deixar milhões de trabalhadores na rua e vão vendê-las [as estatais] aos amigos do gerente que hoje nos governa, o das corporações nacionais e internacionais, o presidente Milei", disse.

Dentro desse tema, criticou os legisladores peronistas da coalizão União pela Pátria pela forma como se portam nas discussões sobre privatização, nas quais estariam usando a estatal petrolífera YPF como “moeda de troca”, de modo que ela não seja vendida, mas outras estatais, sim. “Para onde estamos indo? Não podemos trair o peronismo. As empresas estatais não podem ser privatizadas!", disse mencionando empresas como Aerolíneas Argentinas, Trenes Argentinos, Radio Nacional, as rodovias e o Banco Nación, entre outras.

A senadora pela província de Buenos Aires Teresa García, da coalizão peronista Frente de Todos, se manifestou na mesma linha em entrevista a uma emissora de rádio. "Qualquer deputado ou senador peronista que vote a favor desta lei estará traindo, primeiro, o sentido de sua existência no peronismo e, segundo, a pátria".

Outro tema abordado por Moyano foi a proposta do governo de passar a cobrar imposto dos trabalhadores que recebem um salário mensal a partir de 1,35 milhão de pesos brutos (cerca de R$ 8,1 mil), um faixa que até então estava isenta. "Aos governadores, deputados e senadores, dizemos que não se atrevam a impor novamente o imposto aos trabalhadores. Se são tão corajosos, imponham o imposto sobre as grandes fortunas, aumentem as retenções, coloquem retenções nas mineradoras!", afirmou.

FONTE/CRÉDITOS: brasildefato
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!