Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Alerta indica onda de calor com riscos à saúde em SH e outras 369 cidades do PR

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia é válido até sexta-feira (15)

Alerta indica onda de calor com riscos à saúde em SH e outras 369 cidades do PR
Inmet
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta sobre uma onda de calor que pode afetar 370 cidades do Paraná - o equivalente a mais de 92% dos municípios do estado.

O aviso indica que há riscos à saúde até sexta-feira (15) devido à temperatura poder ficar 5ºC acima da média pelo período três a cinco dias.

A previsão do tempo do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que no período os termômetros devem ficar acima de 30ºC na maior parte do estado.

Para quinta (14), por exemplo, a previsão é que Santa Helena chegue a alcançar 36°C.

Saúde em risco

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça alguns cuidados a serem tomados em dias de muito calor e de umidade relativa do ar baixa. As medidas podem evitar a fadiga, desidratação ou ainda queda da pressão arterial.

De acordo com a pasta, as recomendações valem para qualquer pessoa. Porém, o cuidado com idosos e crianças deve ser ainda maior, reforça a secretaria. Veja como se proteger no calor:

  • evite ficar no sol, principalmente das 10 às 16 horas;
  • use sempre protetor solar, independentemente do horário;
  • beba água. Caso tenha dificuldade em ingerir água pura, incluir rodelas de limão, laranja ou hortelã, pode ser um incentivo; utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água;
  • consuma alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Frutas, verduras, legumes, arroz e feijão em geral têm alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio, aditivos e escassos em água.
  • tome banhos gelados;
  • use ventiladores;
  • evite exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes.
FONTE/CRÉDITOS: G1
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!