Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Agricultores podem ser remunerados pela manutenção de áreas preservadas

Você já ouviu falar em ICMS Ecológico? Entenda

Agricultores podem ser remunerados pela manutenção de áreas preservadas
Assessoria
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Você já ouviu falar em ICMS Ecológico? O ICMS ecológico é um recurso proveniente no Governo do Estado repassado aos municípios que possuem áreas de preservação ambiental. 

O Paraná foi pioneiro no País na efetivação do programa, em 1991. “É uma política fundamental na preservação do meio ambiente, para que possamos garantir qualidade de vida às gerações futuras. É uma política pública bipartite, na qual os municípios cuidam e o Estado reconhece financeiramente a atividade”, assegura o secretário deEstado do  Desenvolvimento Sustentável e Turismo Márcio Nunes. 

Neste ano em que o ICMS Ecológico completa 30 anos, comemora-se mais de R$ 7 bilhões já distribuídos aos proprietários de áreas de reserva de mata nativa. O recurso é um incentivo para que os agricultores adotem o manejo adequado das áreas preservadas, transformando as áreas em RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

A Prefeitura municipal de Santa Helena, ciente destas novas possibilidades e dos ganhos financeiros, sociais e ambientais dessas iniciativas, promoverá no dia 29, às 08:30 na Câmara de Vereadores um evento voltado especialmente aos proprietários de "áreas verdes" ou de mata nativa preservadas e têm interesse pelo assunto.

O evento contará com especialistas de Curitiba contratados pelo Município para prestar esclarecimentos e orientações aos interessados e elencar a documentação e o passo a passo necessário para que os proprietários possam cadastrar suas áreas como RPPN.
"Os proprietários de áreas nativas podem ter agora incentivos não apenas ambientais, mas também financeiros para o cadastramento de suas áreas. Os recursos reunidos pelo município atinentes a cada nova área cadastrada podem, em parte, ser repassados a estes proprietários. Esta é uma forma muito simples de aliarmos sustentabilidade com rentabilidade para nossos munícipes" destaca a assessora de Governo, Vera Schmidt.

Se você está interessado no assunto, não deixe de participar deste evento ímpar. 

Serviço:
Evento sobre ICMS Ecológico - Especialistas de Curitiba contratados pelo município, Secretaria de Finanças e de Meio Ambiente. 
Onde: Câmara de Vereadores de Santa Helena  
Quando: dia 29 de Novembro, as 08:30h

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!