O ex-presidente Lula (PT) cresceu 5 pontos percentuais desde a última edição da pesquisa do instituto FSB, publicada no final de abril. No levantamento divulgado nesta segunda-feira 30, Lula saltou de 41% para 46% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, manteve os mesmos 32% que tinha na última pesquisa.
Com a estagnação de Bolsonaro e o crescimento de Lula, a atual distância entre os dois pré-candidatos é de 14 pontos percentuais. Na última semana, pesquisa do instituto Datafolha apontou margem ainda maior, indicando também a possibilidade do ex-presidente vencer a disputa já no primeiro turno.
Na pesquisa do FSB desta segunda, quem aparece melhor colocado, mas ainda distante de Lula e Bolsonaro, é o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes. O ex-ministro reúne 9% da preferência do eleitorado, resultado exatamente igual ao registrado no último levantamento. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) são os dois outros a pontuar, com 2% e 1%, respectivamente.
A saída de João Doria (PSDB), que somava 9%, também não impactou positivamente as demais candidaturas. Com a presença do tucano, os políticos da chamada terceira via somavam 17% das intenções de voto, atualmente, o volume em favor deles é de 13%.
A pesquisa foi feita por telefone com 2 mil entrevistas entre os dias 27 e 29 de maio. A margem de erro é de 2 pontos e o nível de confiança é de 95%.
Comentários: