Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

CPI manda prender ex-diretor da Saúde. Centro-direita prepara atos contra Bolsonaro. Haiti sob tensão após assassinato

Giro de notícias no Brasil e no Mundo

CPI manda prender ex-diretor da Saúde. Centro-direita prepara atos contra Bolsonaro. Haiti sob tensão após assassinato
Waldemir Barreto/ Agência Senado
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para começar este resumo de notícias. Pela primeira vez desde o início dos trabalhos, a CPI da Covid determinou a prisão de um depoente. Foi o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, que prestou depoimento à comissão sobre as denúncias de cobrança de propina em negociações para compra de vacinas. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), foi quem determinou a prisão de Dias, sob o argumento de que ele teria mentido durante o depoimento. “Não aceito que a CPI vire chacota”, disse o senador após determinar a detenção. No entanto, Roberto Dias pagou fiança de R$ 1,1 mil e foi liberado no final da noite.

Negativas. Antes de ter a prisão decretada, Roberto Dias negou que tenha tentado cobrar propina. Ele disse que o encontro com Luiz Dominguetti, representante da Davati, se deu por acaso e que não competia a ele negociar a compra de vacinas com fornecedores privados.

Prisão contestada. A iniciativa de mandar prender Roberto Dias foi contestada não apenas por senadores governistas, mas também por membros da oposição. Olavo Soares detalha a repercussão do episódio e os possíveis desdobramentos.

Utilidade pública
Mudanças no Simples. Depois da reforma do Imposto de Renda, em análise no Congresso, o governo federal pretende rever as regras do Simples e do Microempreendedor Individual (MEI), dois regimes de tributação simplificada. De acordo com o secretário da Receita, José Tostes, é preciso fazer a revisão de “distorções”.

Vacinas nacionais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da vacina Butanvac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan – em voluntários que farão parte dos testes clínicos. Além da Butanvac, outras duas vacinas nacionais são consideradas as mais promissoras. Veja em que estágio elas estão.

Atualização. O Brasil registrou mais 1.648 mortes por Covid-19 e 54.022 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 19.909.037 diagnósticos positivos e 528.540 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 81.050.298 com a primeira dose e 28.903.444 com a segunda.

Política e economia
Manifestações contra Bolsonaro. Representantes de partidos de centro e centro-direita, e da chamada direita não-bolsonarista se reúnem nesta quinta-feira (8) para definir data e locais de manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é realizar protestos sem a participação de movimentos de esquerda, como explica Wesley Oliveira.

Voto impresso. A comissão especial da Câmara dos Deputados pode votar nesta quinta a proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o voto impresso auditável. O relator da PEC, deputado Filipe Barros, diz que o parecer prevê a possibilidade de adotar futuramente tecnologias mais avançadas. 

Giro pelo mundo. Foi assassinado a tiros, na madrugada de quarta (7), o presidente do Haiti, Jovenel Moïse. Seu governo foi marcado por protestos, acusações de corrupção e uma crise na segurança. Com a morte, a sucessão no governo é incerta. E, após causar uma crise internacional e ficar meses retido no Canal de Suez, o navio Ever Given voltou a navegar.

FONTE/CRÉDITOS: Gazeta do Povo

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!