ACULT

A Academia Cultural de Santa Helena, ACULT, entidade fundada em 11 de novembro de 1993, é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Santa Helena (PR), com duração indeterminada e atuação em todo o município de Santa Helena (PR).

 

 A ACULT tem como missão principal articular e mobilizar pessoas que se identificam com a vontade de criar, manter, utilizar e promover espaços que viabilizem o seu crescimento social e cultural e o da comunidade.

 

Desde a sua criação a ACULT obedeceu a seguinte orientação fundamental:

“Incentivo e apoio ao desenvolvimento social e cultural da comunidade, fundamentando-se em Princípios Evangélicos e caracterizando-se por uma prática de respeito profundo aos valores culturais e religiosos do povo; atuando numa perspectiva de uma sociedade justa e marcando sua autonomia em relação a qualquer outra entidade”.

Na data de sua fundação foi eleita uma diretoria provisória que enceraria seus trabalhos quando fosse discutido e aprovado o Estatuto da Entidade,  (Diretoria Provisória)

 

 

O primeiro Estatuto entrou em vigor na data de 15 (quinze) de abril de 1994 , após o mesmo ter sido aprovado em Assembléia Geral Extraordinária, convocada para este fim,  através de Edital de convocação publicado em 10 (dez) de abril do corrente ano.

 

Constituíram a primeira diretoria os seguintes membros:

Alair Paludo – Presidente

João Luiz Hippler – Secretário Geral

Adelar E. Dotto – Tesoureiro

 

  1. ALTERAÇÕES ESTATUTÁRIAS

 

  • A Primeira Alteração Estatutária Ocorreu em, 26 de outubro de 1998.

 

  • A Segunda Alteração Estatutária Ocorreu em, 25 de junho de 2001.

 

  • A Terceira Alteração Estatutária Ocorreu em, 18 de julho de 2001.

 

  • A Quarta Alteração Estatutária Ocorreu em, 17 de abril de 2005.

 

 

  1. UTILIDADE PÚBLICA

 

  • UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL: LEI Nº 953/94  -  26 de Setembro de 1994 Prefeito: Julio Morandi

 

  • UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL: LEI Nº 11166 – 04 de Setembro de 1995 Governador: Jaime Lerner

 

  • UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL: PORTARIA Nº 062 – 16 de Fevereiro de 2005  - Ministério da Justiça – Diário Oficial da União – Seção 1: 17/02/2005